APJ

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Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas 

 

A Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas, representada também pela sigla APJ, é uma associação, sem fins lucrativos, constituída em 10 de março de 2018, com natureza de pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 32.474.941/0001-53, com atuação junto ao Colégio dos Jesuítas, por tempo indeterminado.

 

A APJ não se configura em canal paralelo de interação e comunicação da família com o Colégio, mas sim uma forma de integração com a instituição, a partir da qual se dá a representação dos interesses dos pais, conforme disposto no parágrafo 103 do PEC RJE.

 

 

 

Norteada pelo Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE), a APJ tem por objetivos:

  • Promover a participação, a convivência e a integração permanente entre as famílias e a escola, de forma a mediar o contato e a relação com o Colégio, contribuindo, dessa maneira, de modo corresponsável, para que a instituição realize sua missão educativa, conforme disposto no parágrafo 103 do PEC RJE.
  • Apoiar a difusão da filosofia inaciana da solidariedade por meio da educação, em busca de desenvolver a cultura da paz, do amor e da tolerância, proporcionando, de acordo com os valores humanistas e do cristianismo, mas respeitando as demais convicções religiosas, a construção e o viver de uma sociedade mais igualitária, cidadã e democrática.
  • Atuar de forma colaborativa no contexto de necessidade de educação ambiental, acompanhada por colaborador(a) indicado(a) pelo Conselho Diretor, “na promoção e na comunicação da sustentabilidade junto às famílias, visando a garantir sua representatividade, orientada pela identidade inaciana e jesuíta dos colégios”, conforme disposto no parágrafo 105 do PEC RJE.

 

História

 

A história da Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas teve início com um grupo de mães de estudantes do Ensino Fundamental I, no ano de 2015. Em encontros diários na escola, eram divididas preocupações e anseios em relação ao dia a dia escolar de seus filhos. Existia um sentimento e pensamento comum ao grupo de mães e, sempre que possível, em conversas informais, surgia o assunto de reunirem-se formalmente para auxiliar o Colégio, como parceiros de diálogo, trocas de informações e ações para o crescimento saudável de toda a comunidade escolar.

 

Nesse sentido, Zarne Mara Morais Xavier Soares, Marise Rodrigues Lopes Campos, Lícea Calaes de Oliveira, Giovana Laguardia Teixeira Bessa, Cláudia Ribeiro de Oliveira David e Vilmara Fernandes de Mello buscavam constantemente oportunidades de diálogo com a instituição, unidas em torno do mesmo objetivo e se organizando como grupo de mães.

 

No segundo semestre de 2015, o grupo realizou encontros com o Diretor Geral, Padre Sérgio Eduardo Mariucci, SJ, para tratar de assuntos referentes às mudanças do Colégio no decorrer dos anos, aos valores prezados pelas famílias e às questões pontuais que envolviam as famílias e a escola. Nesses encontros, gradativamente, foi sendo amadurecida a ideia da criação de uma comissão de pais.

 

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Em 2016, os encontros passaram a ser bimensais e o grupo iniciou o estudo do Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação (PEC, 2016) orientado pelo Diretor do Colégio. Com trocas de ideias do grupo, somadas ao acolhimento do Diretor Geral, em dezessete de novembro de 2016, deu-se início à organização do primeiro encontro aberto a todos os pais de estudantes do Colégio que tivessem interesse em integrar a comissão de pais (foto acima).

 

Como resultado dos encontros, em maio de 2017, a Direção Geral do Colégio convidou todos os pais e/ou responsáveis para uma reunião no dia três de junho, sábado, às nove horas, no Auditório Padre Oliveira, para a constituição de uma Comissão Representativa de Pais. O convite foi feito em carta entregue aos estudantes e, no dia seguinte, o mesmo convite foi divulgado na página eletrônica do Colégio. Na reunião (foto abaixo), foram escolhidos dois representantes de cada ano/série para compor a Comissão e foi acordada a reunião seguinte para o dia primeiro de julho, com o objetivo de estudar o PEC.

 

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A Comissão passou a se reunir no mínimo uma vez por mês e, além dos estudos do PEC, com a presença e a orientação do Padre Sérgio Eduardo Mariucci, SJ, ou do Diretor Francisco Juceme do Nascimento, eram discutidos temas diversos, trazidos tanto pelo representante do Colégio quanto pelos membros da Comissão. Em setembro de 2017, findados os estudos do PEC, a Comissão foi orientada a elaborar o estatuto que deveria dispor sobre os fundamentos da futura Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas. A Comissão passou então a estudar estatutos de associações de pais de outros colégios da Rede, para, a partir do documento mais pertinente às especificidades do Colégio dos Jesuítas, elaborar documento próprio.

 

Em dez de março de 2018 (foto abaixo), após definição da estrutura diretiva, a Comissão deu início à fundação da Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas (APJ), por meio de eleição dos membros para ocupação dos cargos. A estrutura da Associação passou a ser composta por: Edilvana Mara da Silva Lopes, como presidente; Marise Rodrigues Lopes Campos, como vice-presidente; Ivana Sales Ferrari, como primeira secretária; Deniele Pereira Batista, como segunda secretária; Luciana Rodrigues Pereira, como primeira tesoureira; e Aline Ferreira Côrtes Estevanato Coutinho, como segunda tesoureira. O conselho fiscal foi composto por Adriana Luiza de Matos Silva de Faria, Carlos Augusto Soares de Souza e Wagner Ramalho. A diretoria jurídica, de caráter temporário, foi formada pelos membros Márcio Gil Tostes dos Santos e Mariana Casali Nicodemos, para fins de colaboração técnica na elaboração do estatuto.

 

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Nas reuniões subsequentes, foram tratados assuntos diversos, concomitantemente à construção do Estatuto da APJ. Em agosto de 2018, o grupo finalizou a elaboração do documento e o encaminhou para análise da Direção Geral do Colégio. Após período de análises e incorporação dos apontamentos sugeridos pela instituição, o Estatuto da APJ teve a aprovação final em vinte e seis de outubro de 2018. Com a aprovação do Estatuto, a Associação, em parceria com o Colégio, deu início ao processo de registro em cartório para legalmente exercer a representatividade proposta no PEC (n. 103, p. 77).

 

Da constituição da Comissão Representativa dos Pais até o registro da APJ, ocorrido em 16 de janeiro de 2019, a maioria dos pais e responsáveis precisaram se desligar por motivos diversos, entretanto muitos deixaram contribuições fundamentais ao histórico da Associação. Deste grupo, permaneceram, com mandatos até outubro de 2020, Aline Ferreira Côrtes Estevanato Coutinho, Cyntia Caputo Weiss Xavier, Deniele Pereira Batista, Edilvana Mara da Silva Lopes, Lícea Calaes de Oliveira, Luciana Rodrigues Pereira, Márcio Gil Tostes dos Santos, Mariana Casali, Marise Rodrigues Lopes Campos e Wagner Ramalho.

 

 

Quadro Social

 

O quadro social da Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas – APJ será constituído por pais e mães de estudantes regularmente matriculados no Colégio dos Jesuítas ou, na falta ou impedimento desses, por responsáveis legais do estudante.

 

O quadro de associados se estrutura nas seguintes categorias:

 

Sócios Efetivos: pais, responsáveis legais, responsáveis financeiros ou responsáveis acadêmicos de estudantes matriculados no Colégio que manifestem, por meio de inscrição, o interesse em participar da APJ.

 

Sócio Diretor: sócio efetivo, eleito em Assembleia Geral, que ocupe função conforme define o art. 17 do Estatuto da APJ.

 

Sócio Conselheiro: sócio efetivo, eleito em Assembleia Geral, que ocupe função conforme define o art. 26 do Estatuto da APJ.

 

Gestão 2022/2024

 

Diretoria

Presidente – Cyntia Caputo Weiss Xavier
Vice Presidente – Luciana Rodrigues Pereira
Secretária – Camila Fernandes Fazio Nunes
Tesoureira- Débora Giacomini Maiworm

 

Conselho Fiscal

Michele Bredel de Castro
Maria Inês Alves Ribeiro

 

Gestão 2020-2022

 

Diretoria

Presidente – Cyntia Caputo Weiss Xavier
Vice-presidente – Luciana Rodrigues Pereira
Primeira Secretária – Priscila Carmo Passos
Segunda Secretária – Andréa Carvalho de Oliveira
Tesoureira – Valéria Lima de Freitas

 

Conselho Fiscal

Débora Giacomini Maiworm
Igor Burkowski

 

Assessoria de Comunicação
Rafaela Ornellas

 

Gestão 2018-2020

 

Diretoria

Presidente – Edilvana Mara da Silva Lopes
Vice-presidente – Marise Rodrigues Lopes Campos
Primeira Secretária – Deniele Pereira Batista
Segunda Secretária – Mariana Casali Nicodemos
Primeira Tesoureira – Luciana Rodrigues Pereira
Segunda Tesoureira – Aline Ferreira Côrtes Estevanato Coutinho

 

Conselho Fiscal

Cyntia Caputo Weiss Xavier
Márcio Gil Tostes dos Santos
Wagner Ramalho

 

Assessoria Jurídica
Lícea Calaes de Oliveira