Blog

Capela do Colégio dos Jesuítas concorre a prêmio internacional de arquitetura

“Building of the Year” é promovido pela ArchDaily, maior publicação especializada em arquitetura do mundo.

 

A Capela Recanto Manresa, do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora (MG), é uma das indicadas para a 12ª edição do prêmio internacional “Building of the Year”, promovido pela ArchDaily, a maior publicação especializada em arquitetura do mundo.

 

A obra é a representante do Brasil na categoria “Arquitetura Religiosa” e concorre com construções de outros 27 países. Nas próximas duas semanas é o público quem vai nomear e escolher as finalistas em cada uma das 15 categorias do prêmio.

 

 

Votação

Na primeira etapa é preciso acessar o link: https://cutt.ly/rj6IBE1 e clicar no botão azul “NOMINATE THIS PROJECT”, depois é só informar e-mail ou fazer login em uma conta do Facebook ou Google. A nomeação da Capela Manresa na categoria “Religious Architecture” pode ser feita até o dia 10 de fevereiro.

 

Após isso, cinco projetos por categoria passarão para a etapa de votação, que começa no dia 10 de fevereiro e encerra no dia 18 de fevereiro, mesmo dia em que será anunciada a obra vencedora.

 

A capela

Idealizada pelo arquiteto Eduardo Zarza, a Capela do Recanto Manresa é uma construção octogonal de 80 m². Localizada no Bairro Salvaterra ela sedia encontros formativos e de momentos de espiritualidade e de convivência.

 

A obra é composta por cinco paredes de vidro, que transformam a paisagem natural em uma espécie de pintura, a fim de inspirar a meditação e estados de contemplação em seus visitantes.

 

“Utilizamos terra batida para as paredes e todo o espaço é coberto por uma laje de concreto armado, com textura de madeira. As janelas do chão ao teto podem ser completamente abertas”, explica Eduardo Zarza. A iluminação modular é outro destaque e permite criar diferentes cenários para cada ocasião, iluminando inclusive a vegetação nativa.

 

São três paredes, dois pilares centrais e cinco paredes de vidro, estrutura que permite que a capela se abra para receber o máximo de pessoas e também favorecer a ventilação. Nas paredes, as pinturas religiosas do artista brasileiro Anderson Augusto foram encomendadas especialmente para o projeto e ganham iluminação focal.