Blog

Como controlar a ansiedade? Estudantes, confiram algumas dicas!

 

A ansiedade é um problema muito comum e, devido à pandemia, tem afetado milhões de pessoas. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revelou que, entre maio, junho e julho de 2020, 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa.

 

Os sintomas causados pela ansiedade como, por exemplo, inquietação, nervosismo, incapacidade de manter o foco, insônia e cansaço, atrapalham a rotina de qualquer estudante.

 

A gente sabe que não é fácil driblar esse problema, mas organizamos algumas dicas que contribuem para ajudar a melhorar a situação! Confira!

 

Aceite seus limites!

Se o seu corpo está cansado, não se obrigue a estudar, pois o esgotamento mental pode piorar ainda mais a ansiedade e não trará resultados nos estudos. Aceite os seus sentimentos e confie que no próximo dia você estará bem melhor!

 

Crie uma rotina de estudos!

Talvez, muitas pessoas já possam ter dado essa dica para você, mas ela contribui muito para controlar a ansiedade, pois evita acumular conteúdo para estudar ou atividades para fazer. Que tal se dedicar aos estudos uma horinha por dia? Já é um ótimo começo!

 

Regule o café!

Um café quentinho é uma delícia, não é mesmo? Porém, o consumo excessivo da bebida pode aumentar a ansiedade. É recomendado que crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes consumam apenas 100 miligramas de cafeína (cerca de 1 xícara de café coado).

 

Faça exercícios físicos!

É cientificamente comprovado que os exercícios físicos estimulam a produção de hormônios responsáveis por regular o nosso humor. Se você não tem costume de fazer atividades físicas, comece devagar! Que tal uma caminhada ou andar de bicicleta?

 

Por Nathani Paiva

Assistente de Comunicação