Ensino Médio Integral

Entendendo que o compromisso da instituição vai além das exigências legais que permeiam as entidades beneficentes de Assistência Social, o Colégio dos Jesuítas destina parte dos seus recursos para oferecer o “Ensino Médio Integral”, curso totalmente gratuito, destinado ao atendimento de estudantes na faixa etária para ingresso de 14 a 17 anos e cuja realidade familiar se encontra em vulnerabilidade socioeconômica.

Por meio da concessão de bolsas de estudo integrais – regulamentada pela legislação em vigor, que preconiza critérios de avaliação das condições socioeconômicas – o Colégio oferece, além da mensalidade escolar, o “Programa de Apoio ao Aluno Bolsista”, com a tipificação de seus benefícios: uniforme, livros didáticos, vale transporte, almoço, lanches diários e todo e qualquer benefício que se enquadra no Plano Nacional de Educação (PNE) para a garantia da manutenção do estudante no Colégio.

Nas três séries, além do trabalho realizado em sala de aula, os estudantes participam de atividades, encontros e projetos de formação humana, cristã e acadêmica desenvolvidos no Colégio. Desse modo, a instituição assume diante da comunidade juiz-forana que uma oportunidade de promoção humana e um dos meios mais eficazes do desenvolvimento humano é a qualificação na educação, possibilitando aos jovens que estudam na unidade uma formação acadêmica, socioemocional e espiritual que os capacite para os desafios do século XXI.

Há 10 anos, formando cidadãos para o mundo

Um significativo avanço no trabalho iniciado em 2011 foi a transferência das aulas do período noturno para o vespertino (a partir de 2016), aliada à ampliação (no ano de 2017) do currículo para 40 horas semanais, com foco em oficinas de aprendizagem, aulas de teatro e a inclusão da Educação Física no cotidiano escolar dos jovens estudantes. Ao optar pelo Ensino Médio Integral, o Colégio dos Jesuítas ratifica a sua atenção aos indicadores do Plano Nacional de Educação (PNE), dentre os quais: a diminuição da distância entre pobres e ricos, o aumento em até 50% no número de escolas em tempo integral no país e a preparação dos estudantes para avaliações externas e para o trabalho.

Em 2020, após reflexões da equipe da coordenação e dos professores, um novo prédio foi reformulado para receber com mais conforto as turmas do Ensino Médio Integral, qualificando a aprendizagem. Nas salas de aula, por exemplo, além de projetor e quadro interativos, as paredes foram preparadas com materiais que permitem aos estudantes e educadores escreverem, ampliando as possibilidades pedagógicas. Outro recurso que favorece a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe é a disposição diferenciada das mesas e cadeiras nas salas.

Neste mesmo ano, o horário de entrada e saída dos jovens também sofreu alteração. As aulas iniciam às 9h10min e terminam às 17h30min. Com essa mudança, o Colégio construiu um refeitório e passou a ofertar aos estudantes, além dos dois lanches diários, o benefício do almoço. “O Ensino Médio Integral vai além dos muros da instituição e proporciona às famílias uma oportunidade de educarem seus filhos à luz de valores e de aprendizagens que formam cidadãos para o mundo”, destaca o Coordenador da Unidade III, Welerson Spada.