ENEM 2021: Tranquilidade no primeiro dia de provas

Os desafios do ano letivo de 2021 têm sido superados pelo Colégio dos Jesuítas com esforço e dedicação. Um cuidado especial de nossa comunidade educativa é com o bom desempenho dos estudantes nos exames externos. No último domingo, dia 21, ocorreu o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021, e a percepção da equipe de professores, bem como dos estudantes, é de que tudo correu com tranquilidade, em decorrência do zelo de preparação, acentuado nas últimas semanas. Incluindo estratégias como o retorno antecipado de 100% dos estudantes da 3ª série e a aplicação de Simulado presencial, a preparação foi intensa.

Quanto à prova do primeiro dia, o diagnóstico da equipe de professores é de que havia plenas condições para a realização das questões, as quais vieram sem grandes surpresas. Na área das Linguagens, embora a prova tenha uma extensão que a torna cansativa, os conteúdos estavam alinhados com a boa preparação dos estudantes. A presença de autores como Guimarães Rosa e, destacadamente, Machado de Assis; assim como músicas de Nelson Sargento, Gonzaguinha e Zé Ramalho marcam a proximidade da prova com a cultura brasileira. Nas Ciências Humanas, houve uma menor inserção da Filosofia, e isso chamou a atenção, mas a larga presença da Sociologia, em especial diálogo com a Geografia, marcou a típica interdisciplinaridade da prova.

Segundo o Assessor de Área – Ciências Humanas, professor Filipe Queiroz de Campos, “A prova do ENEM de Ciências Humanas respeitou os padrões dos anos anteriores. […]. A prova, de uma maneira geral, ligou-se a temáticas bastante atuais como a das minorias sociais, a questão racial, a crise hídrica e as características da Quarta Revolução Industrial”. De acordo com o Assessor, o ENEM contribui para o enriquecimento do ensino e da aprendizagem das Ciências Humanas no país. O professor de História da 3ª série, Leandro Almeida, enfatizou que os temas abordados na avaliação foram bem trabalhados, especialmente no período do revisional, o que aponta para bons resultados dos estudantes.

Em relação à parte de Linguagens, a Assessora de Área – Línguas Estrangeiras, professora Priscila da Silva Ferreira, destacou a linha tradicional da prova e a presença de temáticas bastante recorrentes na vida dos estudantes, como as novas funções dos aparelhos celulares e o culto às celebridades. “Da mesma maneira que a prova de Ciências Humanas, no ENEM 2021 as questões de línguas estrangeiras (inglês e espanhol) também seguiram a tradição de trabalho com gêneros textuais variados, como poemas, charges, cartuns, fragmentos de romances e roteiros. Dessa forma, os estudantes refletiram, por exemplo, sobre as funções comunicativas dos textos, seus efeitos humorísticos e palavras e expressões que eram essenciais a compreensão da mensagem neles contida”.

A professora Tanani Pucetti Brion indicou que a prova trouxe conteúdos bem dentro da proposta do ENEM, como “estratégias de argumentação e variação linguística com ênfase na linguagem coloquial. Também a identificação dos gêneros textuais, valorização das funções da linguagem, priorizando os elementos de comunicação”. Segundo ela, a prova estava propícia à boa preparação do Colégio dos Jesuítas. A professora Maria Laura Muller observou que a edição deste ano trouxe de volta as tirinhas e os gêneros do humor, o que ela considerou benéfico, especialmente pelo fato de que muitas questões trouxeram textos extensos: “em função dessa extensão, [a prova] foi mais cansativa, apesar de ter trazido alternativas curtas e diretas”, arrematou.

A redação, destaque da prova do primeiro dia, foi comentada pela professora Cláudia Vitoretti: “O tema da Redação do ENEM 2021 pode ter causado estranheza no início, mas trata-se de um tipo de recorte que tem aparecido nos últimos anos: é um tema atemporal e fala de um grupo segregado”. No entendimento da professora, a discussão colocada é de grande relevância e bem próxima dos exercícios feitos em sala: “[…] sempre discutimos o papel do Estado, da sociedade, das mídias e da escola como provedores assistenciais a pessoas invisíveis e não reconhecidas”, afirmou.

Complementando a reflexão, a Assessora de Área – Linguagens, professora Patrícia Miranda Machado, afirmou que “o tema convidou os candidatos a abandonarem ‘fórmulas prontas’ e a pensarem sobre a garantia do acesso à cidadania da população ‘invisível’ e sem registro civil. Acreditamos que a formação integral, princípio básico de nosso Colégio, aliada às competências desenvolvidas em aula, garantiram ferramentas para que nossos estudantes pudessem se destacar”.

A expectativa é de que a sensação de segurança e preparação se confirme no próximo domingo, quando serão aplicadas as provas de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O Colégio dos Jesuítas segue, neste semana, uma programação focada na preparação acadêmica e no apoio socioemocional para que os estudantes lidem com serenidade com o ENEM.

Por Prof. Ivan Bilheiro

Orientador Pedagógico