Blog

Espaço Imaculada: olhar o presente e projetar o futuro

O Colégio dos Jesuítas realizou, no dia 25 de janeiro, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Espaço Nossa Senhora Imaculada Conceição

 

Reforçando a missão educativa e evangelizadora, por meio da excelência na educação integral do ser humano, o Colégio dos Jesuítas anunciou, em uma cerimônia, no dia 25 de janeiro, a construção de um espaço inovador para acolher as turmas do Maternal III ao 2° ano do Ensino Fundamental.

 

O novo ambiente receberá o nome de Espaço Nossa Senhora Imaculada Conceição, em referência ao primeiro nome do Colégio dos Jesuítas. O projeto reforça o compromisso da instituição em ofertar aos estudantes uma educação integral, proporcionando o desenvolvimento das dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, além de colocar as crianças e os jovens como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.

 

Seguindo todos dos protocolos de proteção à saúde, a cerimônia contou com a presença de integrantes da Companhia de Jesus no Brasil, como o Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ; o Secretário para Educação dos Jesuítas no Brasil, Pe. Sérgio Mariucci, SJ; o Diretor Presidente da Rede Jesuíta de Educação, Irmão Raimundo Barros, SJ; além da Equipe Diretiva e de educadores do Colégio dos Jesuítas; da Secretária Municipal de Educação de Juiz de Fora, Nádia Ribas, representando a Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, entre outros convidados.

 

A pedra fundamental foi apresentada no início da cerimônia e, logo depois, abençoada pelo Diretor Acadêmico do Colégio dos Jesuítas, Pe. José Robson Silva Souza, SJ. “Este é Momento muito privilegiado para a Companhia de Jesus, pois foi justamente no dia 25 de janeiro que os jesuítas começaram a atuar na região sudeste com a fundação da cidade de São Paulo. E hoje também queremos inaugurar uma nova parte do Colégio”, partilhou o jesuíta.

Para o Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna, o novo espaço possibilitará uma maior interação entre as crianças por ser um projeto novo e amplo, pensado como algo moderno para as turmas do Maternal III ao 2º ano do Ensino Fundamental e que possibilitará uma educação de ponta. “Para que serve uma escola, além de ensinar bem números e letras? Serve também para edificar uma sociedade mais justa, que aponte caminhos de justiça e igualdade. Nós temos um compromisso com o futuro, inovar e apontar caminhos”, reforçou o Diretor Geral.

 

Em sua fala, Irmão Raimundo Barros, SJ, destacou um dos pontos do Pacto Educativo Global feito pelo Papa Francisco: a construção de uma grande rede de educação embasada no diálogo, na inclusão e mútua compreensão. O jesuíta também partilhou que o projeto do novo espaço depende muito das relações que serão montadas pelas pessoas que irão preencher todo o ambiente. “Mais que olhar para o belo, porque o projeto é muito bonito, vale sonhar e esperar pelo grito das crianças, pelo prazer dos professores, o ânimo das famílias e pela cidade que poderá contar com uma educação mais forte”, acrescentou o Diretor Presidente da RJE.

 

O Secretário para Educação dos Jesuítas no Brasil, Pe. Sérgio Mariucci, SJ, relembrou que o espaço é muito bonito, não pelos seus artifícios físicos, mas pelas pessoas que colaboram para que a instituição funcione de forma plena. “São pessoas bonitas, inteiras, que amam o que fazem, que têm um compromisso com a educação”, destacou Pe. Sérgio, que também relacionou ideias do educador Paulo Freire com os ensinamentos inaciano como, o diálogo constante de liberdade e de autonomia que forma cidadãos para a democracia.

 

Em seu momento de fala, o Provincial do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, destacou que é preciso que todos sejam gratos e que tenham o coração agradecido para fazer sempre mais. “Ser grato é ter coragem de querer e desejar mais. Nosso desejo como Companhia de Jesus e colaboradores é fazer com que as crianças e a sociedade sonhem grande e ao mesmo tempo pisem firme na realidade”, relatou.

 

Para encerrar a celebração, os presentes foram convidados para irem até o local onde será construído o novo espaço. Na ocasião, foi realizada a colocação da pedra fundamental e da cápsula do tempo, que será aberta em 2046, quando o Colégio completar 90 anos de histórias.

 

Com essa celebração e o lançamento de um novo projeto, o Colégio dos Jesuítas reafirma o compromisso de olhar o presente e projetar o futuro, sempre pensando na satisfação dos estudantes e suas famílias, colaboradores e toda a comunidade educativa.

 

Assista ao vídeo abaixo e confira um pouco mais sobre a solenidade:

 

 

Confira na galeria abaixo algumas imagens da solenidade.