Artigos

Língua Brasileira de Sinais

 

 

Em 24 de abril de 2002 a Libras, Língua Brasileira de Sinais, foi reconhecida como a língua oficial da comunidade surda do Brasil e, em 9 de junho de 2010, eu nem imaginaria o quanto ela faria parte da minha vida.

 

Esse foi o dia em que o Arthur nasceu, um menino lindo, cheio de saúde e que veio ao mundo para me ensinar a dar valor aos pequenos sons do dia a dia.

 

Arthur nasceu surdo e não foi fácil receber esse diagnóstico, principalmente porque, há 10 anos, eu não conseguia imaginar como seria o desenvolvimento dele, como ele iria se comunicar e como seria para ele ter amigos e se socializar.

 

Após muita conversa com famílias de surdos e profissionais da área (fonoaudiólogos, psicólogos e intérpretes), decidi que o melhor seria meu filho e toda família aprendermos a Libras, e foi o que fizemos.

 

Em 2012, iniciei meu curso de Libras e percebi o quanto teria que aprender para oferecer o melhor ao Arthur. Conheci muitos surdos casados, professores, concursados e que fizeram meu coração se encher de alegria e , pois nesse momento percebi que apesar da barreira na comunicação, meu filho tem um mundo de possibilidades.

 

Falando em barreira na comunicação, essa sim é minha grande preocupação e o motivo principal desse texto. Apesar de reconhecida como língua oficial da comunidade surda do Brasil, ainda temos muito o que desenvolver no que diz respeito a essa forma de comunicação. Porém, a esperança não para de crescer dentro de mim, já que percebo um interesse e respeito maior pelos surdos e sua forma de comunicação.

 

Minha “luta” não é pelo meu filho, é por toda a comunidade, é para que eu possa ver mais crianças surdas brincando nos parquinhos, passeando no shopping e convivendo, para que no futuro, meu filho e todos os tantos surdos que temos, tenham o direito de ir, vir e se comunicar, como eu tenho.

 

Esses meus 10 anos como mãe de uma criança surda, fizeram-me perceber que, apesar de uma longa caminhada ainda, podemos comemorar os pequenos passos que já demos e que chegaremos longe, eu, Arthur e tantos outros surdos com seus familiares.

 

Hoje, muitos são os cursos oferecidos para quem quer aprender Libras e se eu pudesse te fazer um convite, seria esse, venha conhecer essa forma de comunicação, seja você mais um que vai encontrar com o Arthur e tantos outros surdos na rua e que poderá ajudá-lo por meio da sua forma de comunicação.

 

Demonstre seu respeito e sua empatia, seja inclusivo!

 

Por Bruna Motta Correa da Cruz Xavier

Professora