Manhã de Espiritualidade é marcada por reflexões sobre o papel do educador cristão

A Manhã de Espiritualidade dos Educadores das Escolas Católicas contou com reflexões sobre o papel do educador cristão para a formação dos jovens. A abertura do evento, realizado neste sábado (15) pela Arquidiocese de Juiz de Fora, contou com uma Missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Em sua homilia, Dom Gil ressaltou o lado educador de Cristo e O considerou como o grande modelo. “O mestre dos mestres, que é Jesus. Jesus educa os seus apóstolos, os seus discípulos. Fala-lhes, convive com eles, come com eles, anda com eles, faz sinais diante deles, Ele é um educador completo”, afirmou na celebração transmitida via YouTube e também pela TV Diversa.

O Arcebispo também definiu parâmetros que os educadores católicos e cristãos devem levar em conta para a formação completa do ser humano: “O educador católico tem no seu coração uma fé que lhe é substrato, lhe é base para sua maneira de educar. Porque é verdade que nós não formaremos a pessoa se formarmos apenas a razão, a parte intelectual da pessoa. Nós queremos formar a pessoa inteira. A pessoa é constituída de físico, de inteligência, de fé, de espírito.”

Dom Gil Antônio Moreira também relembrou o papel das escolas católicas na formação de cada estudante que passa por uma dessas instituições: “Tudo que a Igreja faz, faz por Jesus Cristo: Portanto, colégios católicos existem para quê? Escolas católicas existem para quê? Para revelar, afinal de contas, a Verdade. Que é uma pessoa, que não é um enunciado filosófico, é uma pessoa. É a pessoa de Jesus Cristo”, disse.

A Manhã de Espiritualidade dos Educadores das Escolas Católicas contou ainda com palestras transmitidas exclusivamente pelo YouTube da Arquidiocese de Juiz de Fora, relacionadas ao tema do evento, e vídeos enviados pelas escolas.

Em sua palestra sobre São José como educador, o Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Pe. Antônio Camilo de Paiva, destacou a coragem de José e que a educação dada por ele ao Menino Jesus foi total, com conhecimento religioso e do trabalho. Já o Pe. Geraldo Dondici Vieira, Vigário Episcopal para o Mundo da Caridade, em sua meditação espiritual, abordou a questão da pandemia e o papel do educador católico, usando referências como o Papa Francisco e Santo Agostinho.