Espaço Imaculada

O Espaço Imaculada é uma resposta concreta à demanda que a Companhia de Jesus sempre buscou suprir por meio da sua ação missionária: atender aos desafios de cada tempo de forma crítica, consciente e efetiva, empreendendo caminhos com coragem para inovar e renovar. Para isso, buscamos transformar o Colégio em um Centro de Aprendizagem Integral, ressignificando práticas conforme as diretrizes do Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação, documento norteador e inspirador das práticas pedagógicas nas instituições de Educação Básica da RJE, e do Sistema de Qualidade em Gestão Escolar (SQGE), ciclo contínuo de autoavaliação e de implementação de melhorias.

Para nós, a criança é um ser único, dotado de direitos e respeitado em sua individualidade, que aprende e que também ensina, a partir da interação com o outro e com o espaço. Esse pensamento conduziu o sonho de adequação do espaço da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Colégio dos Jesuítas. O desejo de ter um prédio próprio para essa etapa, moderno e inovador, com projeto arquitetônico pleno em intencionalidade, remonta ao ano de 2014. Até 2020, muitas reuniões foram feitas na comunidade, tanto para a estruturação orçamentária, quanto para o pensamento de um projeto sólido. Em 2021, entre os meses de fevereiro e novembro, o empreendimento foi realizado.

Reunindo 3.800 m² de espaços de aprendizagem e 1.360 m² distribuídos em áreas comuns e de coordenação, o Espaço Imaculada conta com espaços dinâmicos, criativos e integrados, área recreativa ampla e lúdica, refeitório adaptado, sala de atendimento às famílias, banheiros com acessibilidade total, capela com acesso externo para pais e visitantes, espaços flexíveis e integração com a natureza.

Nesse ambiente, o brincar e a ludicidade são partes constituintes, bem como a inclusão e a diversidade. A construção do conhecimento se dá a partir daquilo que a criança já sabe e que lhe permite formular, questionar, elaborar, solucionar, construir e reconstruir a realidade que a cerca com a ajuda de mediadores. A proposta pedagógica busca superar os processos lineares pautados somente pelo ensino e organizar espaços e tempos escolares com novas e criativas perspectivas de aprendizagem. Dessa maneira, os estudantes passam ao centro do processo educativo, imergindo em um currículo dotado de sentido, capaz de dar sabor às suas vidas.

O projeto tem inspiração na espiritualidade e na pedagogia inaciana, e sua base está na concepção dos estudantes como protagonistas do próprio desenvolvimento, que realizam interlocuções ativas com seus pares, com os adultos e com o ambiente. Acreditamos que cada um deles é capaz de elaborar seu processo de conhecimento e que, quando se proporciona a aprendizagem de diferentes linguagens, possibilita-se também o desenvolvimento dos esquemas cognitivos, afetivos, espirituais, sociais, estéticos e corporais.