FAQ´s – PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ´s – PERGUNTAS FREQUENTES

Seguiremos o protocolo de retorno elaborado pelo Colégio dos Jesuítas, baseado nas orientações dos órgãos governamentais, educacionais e sanitários, nas esferas estadual e municipal, e também observando atentamente as recomendações do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Protocolo sanitário de retorno às atividades de ensino presenciais no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Juiz de Fora. Confira o documento aqui.

 

 

Confira também o Planejamento Interno para o Retorno às Aulas Presenciais 2021.

 

 

  1. Será permitido o uso de caderno digital?

Será permitido que os estudantes do Ensino Médio tragam consigo para a sala de aula notebook ou tablet para realizar suas anotações, consultas às apostilas e aos livros digitais.

É necessário que os equipamentos estejam carregados, pois não há pontos de energia disponíveis para todos os estudantes.

 

  1. A geladeira do Colégio poderá ser utilizada para armazenar merendas?

Para as crianças da Educação Infantil e os estudantes do 1º ao 5º ano/EF, a geladeira poderá ser utilizada para armazenar merendas, desde que o alimento, já higienizado em casa, esteja acondicionado em saco plástico transparente, com o nome do estudante identificado.

As frutas deverão ser enviadas já higienizadas podendo estar descascadas e picadas.

 

  1. O uniforme do Pré-II poderá ser usado no 1º Ano/EF e o do 5º ano/EF no 6º ano/EF?

 Para maior segurança na identificação dos estudantes, os uniformes deverão corresponder à série na qual o estudante está regularmente matriculado em 2021.

 

  1. Quais materiais escolares serão utilizados?

Os materiais a serem utilizados serão divulgados com antecedência, através do Moodle, como já acontece atualmente.

 

 

  1. Como funcionará a transmissão ao vivo?

As aulas online são ministradas pelos professores em sala de aula e transmitidas ao vivo pela Internet para que os alunos consigam acompanhar e participar em tempo real em suas respectivas residências ou em qualquer lugar que tenha acesso à Internet.

O estudante deve acessar o link da aula no horário marcado, disponível no calendário do Teams ou no curso da disciplina na plataforma Moodle. Assim ele conseguirá assistir à aula ao vivo e interagir com o professor via chat.

A transmissão ao vivo de todas as aulas acontecerá para as turmas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

Nas turmas da Pré-escola I e II, apenas as aulas especializadas serão transmitidas ao vivo, e o horário será divulgado juntamente com a divulgação das bolhas. Para as turmas do Maternal III, não haverá transmissão ao vivo.

 

  1. Como serão montados os grupos? Serão mantidas as referências informadas no ato da matrícula?

As turmas serão reorganizadas considerando os(as) estudantes cujas famílias assinarem o Termo de Consentimento e de Responsabilização.

Neste momento inicial, distribuiremos as turmas em grupos a partir da ordem de chamada e considerando a matrícula de irmãos no Colégio. Sendo estes:

  • Maternal III: grupo único frequentará as aulas presenciais semanalmente.
  • Pré-I à 3ª série/EM: grupos A e B frequentarão as aulas presenciais durante o período de uma semana, permanecendo em casa na semana seguinte.
  • A organização em grupos e a frequência semanal poderão sofrer alterações, objetivando sempre a segurança, o bem-estar e a eficiência no aprendizado dos estudantes.
  • Do Maternal III ao 5º ano/EF, as turmas serão organizadas tendo em vista o melhor processo de adaptação das crianças.

 

  1. Quantas pausas para lanche e como funcionarão essas pausas?

Do Maternal III ao 9º ano/EF, há um intervalo para lanche. Para o Ensino Médio, há dois intervalos.

  • Como as cantinas estarão fechadas, os estudantes deverão trazer seus lanches de casa.
  • O lanche dos estudantes deverá acontecer dentro de sala de aula com orientação e condução dos professores no momento que antecede o intervalo/parquinho.
  • Os intervalos serão organizados em locais específicos ao ar livre para cada série, observando o cruzamento dos grupos, com o objetivo de diminuir o risco de contágio.
  • Será permitido apenas o uso de brinquedos da escola, priorizando os brinquedos que possam ser higienizados.
  • Antes e após o parquinho, as mãos dos estudantes devem ser higienizadas.
  • Tanto na entrada em sala, como nos deslocamentos e na saída, deverão seguir as marcações no chão, que indicam o distanciamento físico e o fluxo das rotas de circulação.
  • Nas turmas da Unidade I, caso seja necessário, a professora oferece um segundo momento de lanche – apenas para aqueles que desejarem, visto que a carga horária é extensa para as crianças pequenas.

 

  1. Qual será o horário das aulas?
  • Maternal III: 13h30 a 18h10
  • Pré-I: 13h40 a 18h20
  • Pré-II: 13h a 17h40
  • Do 1º ao 5º Ano/EF: 13h a 18h20
  • Do 6º ao 9º Ano/EF: 07h10 a 12h40
  • Ensino Médio Matutino: 07h10 a 12h50
  • Ensino Médio Integral: 09h10 a 17h30

 

  1. Quais os locais de entrada e saída dos estudantes:

 

Ano/Série

 


Local

 


Unidade I: Maternal III ao 2ºano

 

Rua Lindolfo Gomes

 

Unidade II: 3º ao 5º Ano/EF

 

Av. Presidente Itamar Franco

 

Unidade II: 6º e 7º anos/EF

Rua Lindolfo Gomes

 

Unidade III: 8º e 9º anos/EF

 

Av. Presidente Itamar Franco

 

Unidade III: Ensino Médio Matutino

 

Av. Presidente Itamar Franco

 

Unidade III: Ensino Médio Integral

 

Av. Presidente Itamar Franco

 

 

OBS.: Os portões serão abertos 10 min antes do horário de início das aulas.

 

  1. Como será o acesso ao colégio? Os pais poderão acompanhar as crianças até os prédios no período de adaptação?

Somente os pais/responsáveis das crianças da Educação Infantil poderão acompanhar as crianças até a entrada do prédio da Educação Infantil. Durante o período de adaptação, se houver necessidade, os pais/responsáveis irão permanecer no ginásio, respeitando o protocolo sanitário.

Os pais/responsáveis dos estudantes do 1º e 2º anos/EF poderão acompanhar os estudantes até o portão da entrada de pedestres da Rua Lindolfo Gomes.

 

 

  1. Qual a previsão de divulgação da lista dos grupos com a escala de datas e horários?
  • Da Educação Infantil ao 5º ano/EF, será divulgada no dia 22/09/2021
  • Do 6º ano/EF à 3ª série/EM, será divulgada no dia 27/09/2021

 

 

  1. O novo protocolo divulgado pela prefeitura no dia 14/09 reduz o distanciamento entre os estudantes para 0,90 cm. Haverá alteração da quantidade de estudantes por grupo?

 

O colégio manterá a organização das turmas conforme divulgado no protocolo.

 

 

  1. Como será a higienização das crianças da Educação Infantil?

 

A higienização das crianças será realizada por um profissional treinado, em local adequado, observando todos os protocolos sanitários e cuidados necessários. As salas do Maternal III possuem banheiros, e as crianças estarão sempre acompanhadas por um adulto.

 

 

  1. O Colégio continuará disponibilizando material impresso?

 

Sim, o Colégio continuará disponibilizando material impresso de acordo com a necessidade.

 

 

15.  O termo será entregue pessoalmente pelo aluno, ou será enviado por e-mail? 

 

Cada estudante cuja família deliberar pelo retorno às aulas no ambiente escolar físico deverá apresentar o Termo de Consentimento e Responsabilização pelo Cumprimento dos Protocolos para Retorno às Aulas Presenciais,  assinado pelos responsáveis legais no primeiro dia de aula. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O DOCUMENTO

 

 

16. Quais as orientações para o uso de máscaras?

“O uso de máscaras faz parte de um pacote abrangente de medidas de prevenção e controle que podem limitar a propagação de certas doenças respiratórias virais, incluindo a COVID-19”.

  • O uso da máscara é obrigatório para acessar o Colégio dos Jesuítas e durante todo o período de permanência em seus espaços. Este cuidado NÃO substitui o distanciamento social, a etiqueta respiratória e, principalmente, as medidas de higiene.
  • A máscara é de uso individual e não pode ser compartilhada ou emprestada.
  • Assegure-se de que a máscara esteja em boas condições de uso (limpa e sem rasgos).
  • A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais.
  • Durante o uso, não toque na parte da frente da máscara para não a contaminar.
  • As máscaras deverão ser trocadas a cada 2 horas ou mesmo antes desse intervalo de tempo, caso ela se mostre umedecida, suja ou manipulada de forma inadequada.
  • Esteja com a quantidade de máscaras necessárias para o tempo de permanência no colégio (recomendamos 2 ou mais máscaras).
  • Evite uso de batom, base e qualquer outra maquiagem durante o uso da máscara.

 

 

17. No caso de irmãos matriculados no mesmo turno cujas entradas aconteçam em locais diferentes, qual será o procedimento?

 

No caso de irmãos matriculados no mesmo turno com entradas em locais diferentes, o irmão mais velho deverá acompanhar o irmão mais novo no local estabelecido para entrada e saída do mais novo.

 

 

18. Em quais casos não será permitida a entrada/permanência da criança e/ou do(a)estudante no Colégio?

 

Não será permitida a entrada/permanência da criança e/ou do(a) estudante no Colégio nas seguintes situações:

Não estar usando máscara.

Apresentar algum dos sintomas relacionados à COVID, como febre (temperatura igual ou superior a 37,5°C); tosse; coriza; falta de ar; ausência de olfato; alteração no paladar; dor de garganta; rouquidão; conjuntivite; dor torácica; dor de cabeça; dor no corpo; distúrbios gastrointestinais (náusea, vômito ou diarreia); cansaço extremo; feridas ou descoloração dos dedos de pés e mãos.

Não entregar o Termo de Consentimento e de Responsabilização assinado pelos responsáveis.

 

 

19. Onde poderemos acessar o protocolo de retorno às aulas presenciais do Colégio?

 

O protocolo de retorno às aulas presenciais do Colégio dos Jesuítas poderá ser acessado no seguinte link:

https://www.colegiodosjesuitas.com.br/protocolo-de-retorno/

 

 

20. Como será a limpeza/higienização dos ambientes do Colégio?

 

Para limpeza e higienização dos ambientes, o Colégio está seguindo rigorosamente as diretrizes estabelecidas pelos órgãos competentes.

 

 

21. Não enviarei meu filho ao Colégio nesse primeiro momento do retorno às aulas presenciais. Qual será o procedimento quando quiser enviá-lo?

 

Os pais/responsáveis que optarem por não enviar os filhos ao Colégio nesse primeiro momento e reavaliarem a decisão posteriormente deverão entrar em contato com a Unidade na qual os filhos estejam matriculados. Dessa forma, terão acesso a todas as informações pertinentes.

 

 

22. Como serão as avaliações?

 

Como o retorno é facultativo, as avaliações serão online e deverão ser observadas as orientações das Unidades.

 

 

23. Se houver adesão para o retorno de apenas 50% da turma, esse grupo poderá frequentar initerruptamente as aulas presenciais?

 

Não, seguiremos a programação inicial, pois, assim, garantiremos o retorno de todos os estudantes no momento que a família achar oportuno.

A programação das “bolhas” considerou a totalidade dos estudantes.

 

 

24. Como será a fiscalização do cumprimento do protocolo?

 

O Colégio mobilizou toda a equipe de colaboradores docentes e não docentes para garantir o cumprimento do protocolo.

 

 

25. Haverá alteração do calendário escolar do ano letivo de 2021?

 

Não. O Colégio manterá o calendário escolar divulgado no início de 2021.

 

    26. As tags de acesso ao Colégio serão liberadas?

 

Todo o sistema de controle de acesso ficará suspenso em 2021.

As famílias serão devidamente informadas sobre os procedimentos em momento oportuno.

 

     27. No retorno, como será o atendimento para os estudantes que ficarem em casa?

 

O(a) estudante deve acessar o link da aula no horário marcado, disponível no calendário do Teams ou no curso da disciplina na plataforma Moodle. Assim, conseguirá assistir à aula ao vivo e interagir com o(a) professor(a) via chat.

 

     27. Como foi calculada a capacidade máxima das salas e a organização das bolhas?

 

As bolhas/grupos foram calculados tomando como base a área de cada sala e o espaço destinado a cada usuário, sendo 2,5 metros quadrados por usuário, conforme estabelecido no Protocolo de retorno da Prefeitura de Juiz de Fora, mantendo um distanciamento linear de 0,90 cm:

 

  • Maternal III: Sala com 85 m2 – Capacidade para 1 professor  + 1 estagiária + 32 crianças = 1 bolha/grupo.
  • Pré-I e II: Sala com 42 m2 – Capacidade para 1 professor + 1 estagiária + 15 crianças = 2 bolhas/grupos.
  • 1º ao 7º ano/EF: Sala com 66 m2 – Capacidade para 1 professor + 24 estudantes = 2 bolhas/grupos.
  • 8º e 9º ano/EF: Sala com 61 m2 – Capacidade para 1 professor + 23 estudantes = 2 bolhas/grupos.
  • Ensino Médio: Sala com 62 m2 – Capacidade para 1 professor + 23 estudantes = 2 bolhas/grupos.
  • Ensino Médio Integral: Sala com 78 m2 – Capacidade para 1 professor + 29 estudantes = 2 bolhas/grupos.