

FAQ´s – PERGUNTAS FREQUENTES




Seguiremos o protocolo de retorno elaborado pelo Colégio dos Jesuítas, baseado nas orientações dos órgãos governamentais, educacionais e sanitários, nas esferas estadual e municipal, e também observando atentamente as recomendações do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Protocolo sanitário de retorno às atividades de ensino presenciais no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Juiz de Fora. Confira o documento aqui.
Confira também o Planejamento Interno para o Retorno às Aulas Presenciais 2021.
- Será permitido o uso de caderno digital?
Será permitido que os estudantes do Ensino Médio tragam consigo para a sala de aula notebook ou tablet para realizar suas anotações, consultas às apostilas e aos livros digitais.
É necessário que os equipamentos estejam carregados, pois não há pontos de energia disponíveis para todos os estudantes.
- A geladeira do Colégio poderá ser utilizada para armazenar merendas?
Para as crianças da Educação Infantil e os estudantes do 1º ao 5º ano/EF, a geladeira poderá ser utilizada para armazenar merendas, desde que o alimento, já higienizado em casa, esteja acondicionado em saco plástico transparente, com o nome do estudante identificado.
As frutas deverão ser enviadas já higienizadas podendo estar descascadas e picadas.
- O uniforme do Pré-II poderá ser usado no 1º Ano/EF e o do 5º ano/EF no 6º ano/EF?
Para maior segurança na identificação dos estudantes, os uniformes deverão corresponder à série na qual o estudante está regularmente matriculado em 2021.
- Quais materiais escolares serão utilizados?
Os materiais a serem utilizados serão divulgados com antecedência, através do Moodle, como já acontece atualmente.
- Como funcionará a transmissão ao vivo?
As aulas online são ministradas pelos professores em sala de aula e transmitidas ao vivo pela Internet para que os alunos consigam acompanhar e participar em tempo real em suas respectivas residências ou em qualquer lugar que tenha acesso à Internet.
O estudante deve acessar o link da aula no horário marcado, disponível no calendário do Teams ou no curso da disciplina na plataforma Moodle. Assim ele conseguirá assistir à aula ao vivo e interagir com o professor via chat.
A transmissão ao vivo de todas as aulas acontecerá para as turmas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
Nas turmas da Pré-escola I e II, apenas as aulas especializadas serão transmitidas ao vivo, e o horário será divulgado juntamente com a divulgação das bolhas. Para as turmas do Maternal III, não haverá transmissão ao vivo.
- Como serão montados os grupos? Serão mantidas as referências informadas no ato da matrícula?
As turmas serão reorganizadas considerando os(as) estudantes cujas famílias assinarem o Termo de Consentimento e de Responsabilização.
Neste momento inicial, distribuiremos as turmas em grupos a partir da ordem de chamada e considerando a matrícula de irmãos no Colégio. Sendo estes:
- Maternal III: grupo único frequentará as aulas presenciais semanalmente.
- Pré-I à 3ª série/EM: grupos A e B frequentarão as aulas presenciais durante o período de uma semana, permanecendo em casa na semana seguinte.
- A organização em grupos e a frequência semanal poderão sofrer alterações, objetivando sempre a segurança, o bem-estar e a eficiência no aprendizado dos estudantes.
- Do Maternal III ao 5º ano/EF, as turmas serão organizadas tendo em vista o melhor processo de adaptação das crianças.
- Quantas pausas para lanche e como funcionarão essas pausas?
Do Maternal III ao 9º ano/EF, há um intervalo para lanche. Para o Ensino Médio, há dois intervalos.
- Como as cantinas estarão fechadas, os estudantes deverão trazer seus lanches de casa.
- O lanche dos estudantes deverá acontecer dentro de sala de aula com orientação e condução dos professores no momento que antecede o intervalo/parquinho.
- Os intervalos serão organizados em locais específicos ao ar livre para cada série, observando o cruzamento dos grupos, com o objetivo de diminuir o risco de contágio.
- Será permitido apenas o uso de brinquedos da escola, priorizando os brinquedos que possam ser higienizados.
- Antes e após o parquinho, as mãos dos estudantes devem ser higienizadas.
- Tanto na entrada em sala, como nos deslocamentos e na saída, deverão seguir as marcações no chão, que indicam o distanciamento físico e o fluxo das rotas de circulação.
- Nas turmas da Unidade I, caso seja necessário, a professora oferece um segundo momento de lanche – apenas para aqueles que desejarem, visto que a carga horária é extensa para as crianças pequenas.
- Qual será o horário das aulas?
- Maternal III: 13h30 a 18h10
- Pré-I: 13h40 a 18h20
- Pré-II: 13h a 17h40
- Do 1º ao 5º Ano/EF: 13h a 18h20
- Do 6º ao 9º Ano/EF: 07h10 a 12h40
- Ensino Médio Matutino: 07h10 a 12h50
- Ensino Médio Integral: 09h10 a 17h30
- Quais os locais de entrada e saída dos estudantes:
Ano/Série
| Local
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Unidade I: Maternal III ao 2ºano
| Rua Lindolfo Gomes
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Unidade II: 3º ao 5º Ano/EF
| Av. Presidente Itamar Franco
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Unidade II: 6º e 7º anos/EF | Rua Lindolfo Gomes
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Unidade III: 8º e 9º anos/EF
| Av. Presidente Itamar Franco
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Unidade III: Ensino Médio Matutino
| Av. Presidente Itamar Franco
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Unidade III: Ensino Médio Integral
| Av. Presidente Itamar Franco
|
OBS.: Os portões serão abertos 10 min antes do horário de início das aulas.
- Como será o acesso ao colégio? Os pais poderão acompanhar as crianças até os prédios no período de adaptação?
Somente os pais/responsáveis das crianças da Educação Infantil poderão acompanhar as crianças até a entrada do prédio da Educação Infantil. Durante o período de adaptação, se houver necessidade, os pais/responsáveis irão permanecer no ginásio, respeitando o protocolo sanitário.
Os pais/responsáveis dos estudantes do 1º e 2º anos/EF poderão acompanhar os estudantes até o portão da entrada de pedestres da Rua Lindolfo Gomes.
- Qual a previsão de divulgação da lista dos grupos com a escala de datas e horários?
- Da Educação Infantil ao 5º ano/EF, será divulgada no dia 22/09/2021
- Do 6º ano/EF à 3ª série/EM, será divulgada no dia 27/09/2021
- O novo protocolo divulgado pela prefeitura no dia 14/09 reduz o distanciamento entre os estudantes para 0,90 cm. Haverá alteração da quantidade de estudantes por grupo?
O colégio manterá a organização das turmas conforme divulgado no protocolo.
- Como será a higienização das crianças da Educação Infantil?
A higienização das crianças será realizada por um profissional treinado, em local adequado, observando todos os protocolos sanitários e cuidados necessários. As salas do Maternal III possuem banheiros, e as crianças estarão sempre acompanhadas por um adulto.
- O Colégio continuará disponibilizando material impresso?
Sim, o Colégio continuará disponibilizando material impresso de acordo com a necessidade.
15. O termo será entregue pessoalmente pelo aluno, ou será enviado por e-mail?
Cada estudante cuja família deliberar pelo retorno às aulas no ambiente escolar físico deverá apresentar o Termo de Consentimento e Responsabilização pelo Cumprimento dos Protocolos para Retorno às Aulas Presenciais, assinado pelos responsáveis legais no primeiro dia de aula. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O DOCUMENTO
16. Quais as orientações para o uso de máscaras?
“O uso de máscaras faz parte de um pacote abrangente de medidas de prevenção e controle que podem limitar a propagação de certas doenças respiratórias virais, incluindo a COVID-19”.
- O uso da máscara é obrigatório para acessar o Colégio dos Jesuítas e durante todo o período de permanência em seus espaços. Este cuidado NÃO substitui o distanciamento social, a etiqueta respiratória e, principalmente, as medidas de higiene.
- A máscara é de uso individual e não pode ser compartilhada ou emprestada.
- Assegure-se de que a máscara esteja em boas condições de uso (limpa e sem rasgos).
- A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais.
- Durante o uso, não toque na parte da frente da máscara para não a contaminar.
- As máscaras deverão ser trocadas a cada 2 horas ou mesmo antes desse intervalo de tempo, caso ela se mostre umedecida, suja ou manipulada de forma inadequada.
- Esteja com a quantidade de máscaras necessárias para o tempo de permanência no colégio (recomendamos 2 ou mais máscaras).
- Evite uso de batom, base e qualquer outra maquiagem durante o uso da máscara.
17. No caso de irmãos matriculados no mesmo turno cujas entradas aconteçam em locais diferentes, qual será o procedimento?
No caso de irmãos matriculados no mesmo turno com entradas em locais diferentes, o irmão mais velho deverá acompanhar o irmão mais novo no local estabelecido para entrada e saída do mais novo.
18. Em quais casos não será permitida a entrada/permanência da criança e/ou do(a)estudante no Colégio?
Não será permitida a entrada/permanência da criança e/ou do(a) estudante no Colégio nas seguintes situações:
Não estar usando máscara.
Apresentar algum dos sintomas relacionados à COVID, como febre (temperatura igual ou superior a 37,5°C); tosse; coriza; falta de ar; ausência de olfato; alteração no paladar; dor de garganta; rouquidão; conjuntivite; dor torácica; dor de cabeça; dor no corpo; distúrbios gastrointestinais (náusea, vômito ou diarreia); cansaço extremo; feridas ou descoloração dos dedos de pés e mãos.
Não entregar o Termo de Consentimento e de Responsabilização assinado pelos responsáveis.
19. Onde poderemos acessar o protocolo de retorno às aulas presenciais do Colégio?
O protocolo de retorno às aulas presenciais do Colégio dos Jesuítas poderá ser acessado no seguinte link:
https://www.colegiodosjesuitas.com.br/protocolo-de-retorno/
20. Como será a limpeza/higienização dos ambientes do Colégio?
Para limpeza e higienização dos ambientes, o Colégio está seguindo rigorosamente as diretrizes estabelecidas pelos órgãos competentes.
21. Não enviarei meu filho ao Colégio nesse primeiro momento do retorno às aulas presenciais. Qual será o procedimento quando quiser enviá-lo?
Os pais/responsáveis que optarem por não enviar os filhos ao Colégio nesse primeiro momento e reavaliarem a decisão posteriormente deverão entrar em contato com a Unidade na qual os filhos estejam matriculados. Dessa forma, terão acesso a todas as informações pertinentes.
22. Como serão as avaliações?
Como o retorno é facultativo, as avaliações serão online e deverão ser observadas as orientações das Unidades.
23. Se houver adesão para o retorno de apenas 50% da turma, esse grupo poderá frequentar initerruptamente as aulas presenciais?
Não, seguiremos a programação inicial, pois, assim, garantiremos o retorno de todos os estudantes no momento que a família achar oportuno.
A programação das “bolhas” considerou a totalidade dos estudantes.
24. Como será a fiscalização do cumprimento do protocolo?
O Colégio mobilizou toda a equipe de colaboradores docentes e não docentes para garantir o cumprimento do protocolo.
25. Haverá alteração do calendário escolar do ano letivo de 2021?
Não. O Colégio manterá o calendário escolar divulgado no início de 2021.
26. As tags de acesso ao Colégio serão liberadas?
Todo o sistema de controle de acesso ficará suspenso em 2021.
As famílias serão devidamente informadas sobre os procedimentos em momento oportuno.
27. No retorno, como será o atendimento para os estudantes que ficarem em casa?
O(a) estudante deve acessar o link da aula no horário marcado, disponível no calendário do Teams ou no curso da disciplina na plataforma Moodle. Assim, conseguirá assistir à aula ao vivo e interagir com o(a) professor(a) via chat.
27. Como foi calculada a capacidade máxima das salas e a organização das bolhas?
As bolhas/grupos foram calculados tomando como base a área de cada sala e o espaço destinado a cada usuário, sendo 2,5 metros quadrados por usuário, conforme estabelecido no Protocolo de retorno da Prefeitura de Juiz de Fora, mantendo um distanciamento linear de 0,90 cm:
- Maternal III: Sala com 85 m2 – Capacidade para 1 professor + 1 estagiária + 32 crianças = 1 bolha/grupo.
- Pré-I e II: Sala com 42 m2 – Capacidade para 1 professor + 1 estagiária + 15 crianças = 2 bolhas/grupos.
- 1º ao 7º ano/EF: Sala com 66 m2 – Capacidade para 1 professor + 24 estudantes = 2 bolhas/grupos.
- 8º e 9º ano/EF: Sala com 61 m2 – Capacidade para 1 professor + 23 estudantes = 2 bolhas/grupos.
- Ensino Médio: Sala com 62 m2 – Capacidade para 1 professor + 23 estudantes = 2 bolhas/grupos.
- Ensino Médio Integral: Sala com 78 m2 – Capacidade para 1 professor + 29 estudantes = 2 bolhas/grupos.