Programas
3ºANO EF
Matemática
• Operações de adição e subtração: resolução de problemas.
• Identificação e organização de números em ordem crescente e decrescente.
• Identificação de números pares e ímpares.
• Determinar o número que vem antes (antecessor) e depois (sucessor) de um dado número.
Língua Portuguesa
• Ler, compreender e interpretar textos.
• Inferir sobre textos que abordam questões da atualidade.
4ºANO EF
Matemática
• Operações de adição, subtração e multiplicação: resolução de problemas.
• Leitura de tabelas.
Língua Portuguesa
• Ler, compreender e interpretar textos.
• Inferir sobre textos que abordam questões da atualidade.
5º ANO EF
Matemática
• Operações de adição e multiplicação: resolução de problemas.
• Escrever números por extenso.
Língua Portuguesa
• Ler, compreender e interpretar textos.
• Inferir sobre textos que abordam questões da atualidade.
6ºANO EF
Matemática
• Operações de subtração e divisão: resolução de problemas.
• Divisão em partes proporcionais.
Língua Portuguesa
• Ler, compreender e interpretar textos.
• Inferir sobre textos que abordam questões da atualidade.
7ºANO EF
Matemática
• Resolução de operações básicas com números inteiros e decimais.
• Aplicação das propriedades das operações com números inteiros (associativa, comutativa e distributiva).
• Simplificação de frações dividindo o numerador e o denominador pelo maior divisor comum.
• Aplicação de frações e porcentagens em problemas do cotidiano.
Língua Portuguesa
• Ler, compreender e interpretar textos.
• Inferir sobre textos que abordam questões da atualidade.
8ºANO EF
Matemática
• Realizar operações básicas e compreender situações que envolvem números negativos.
• Calcular o perímetro e a área de figuras planas (triângulos, quadrados e retângulos).
• Compreender e resolver equações simples.
Língua Portuguesa
• Ler, compreender e interpretar diferentes gêneros da tipologia narrativa, reconhecendo a finalidade e os recursos típicos desse tipo de texto.
• Identificar informações explícitas, deduções implícitas e intencionalidades discursivas de um texto narrativo.
9ºANO EF
Matemática
• Representar quantidades e medidas em notação científica.
• Calcular porcentagens e aplicá-las em situações envolvendo juros simples.
• Calcular o perímetro e a área de figuras planas (triângulos, quadrados, retângulos).
• Realizar operações com expressões algébricas (polinômios).
Língua Portuguesa
• Ler, compreender e interpretar diferentes gêneros da tipologia expositiva, usando conhecimentos sobre estruturas e recursos expressivos típicos desse tipo de texto.
• Identificar informações explícitas, deduções implícitas e intencionalidades discursivas de um texto expositivo.
1ª SÉRIE EM
Matemática
• Desenvolver expressões algébricas utilizando recursos como os produtos notáveis.
• Resolver problemas que envolvam funções de 1º ou 2º grau através da resolução de equações.
• Aplicar o teorema de Pitágoras em contextos diversos.
Língua Portuguesa
• Ler, compreender e interpretar textos de diferentes gêneros expositivos e argumentativos, com foco na localização de informações explícitas, inferências implícitas e identificação de temas e assuntos.
• Reconhecer a intenção do autor, o público-alvo e os principais recursos argumentativos desse tipo de texto.
• Identificar coesão, coerência e relação entre ideias.
2ª SÉRIE EM
Matemática
• Interpretar dados organizados em conjuntos.
• Analisar gráficos de funções e inferir características e propriedades (intervalos, raiz(es), máximo(s) e mínimo(s), domínio e imagem).
• Apresentar domínio de Geometria Plana: cálculo de área das figuras planas.
Língua Portuguesa
• Ler, compreender, interpretar, identificar e comparar diferentes tipos de textos jornalísticos e midiáticos para perceber as semelhanças e diferenças entre eles em relação ao objetivo, ao tema, ao local em que circulam e ao público para quem são escritos.
• Reconhecer elementos coesivos que contribuem para a progressão temática desse tipo de texto.
3ª SÉRIE EM
Matemática
• Dominar sequências numéricas, incluindo as PAs e PGs.
• Demonstrar conhecimentos de Geometria Espacial (volume dos sólidos geométricos).
• Aplicar conceitos trigonométricos em triângulos quaisquer.
Língua Portuguesa
• Ler, compreender e interpretar textos de diferentes gêneros do campo de atuação social “jornalístico-midiático”, com foco na localização de informações explícitas, inferência de informações implícitas e identificação de temas e assuntos.
• Identificar posições críticas e integração de informações.
• Analisar recursos expressivos e seus efeitos na construção de sentidos, desenvolvendo uma postura crítica diante de variados pontos de vista presentes no(s) texto(s).