Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

 

O Colégio dos Jesuítas é uma instituição educativa, confessionalmente católica, que oferece uma formação pautada em valores éticos e cristãos, uma vez que acreditamos ser possível educar crianças, adolescentes e jovens para que sejam conscientes, competentes, compassivos e comprometidos na construção de um mundo mais justo, fraterno, solidário, inclusivo e cristão.

 

O Projeto Político Pedagógico do Colégio dos Jesuítas se organiza a partir das orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996), das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica (2013), do Plano Nacional de Educação (PNE, 2014-2024), da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e das orientações específicas dos órgãos legisladores de Minas Gerais, tudo de acordo com o modo específico da Companhia de Jesus de fazer educação, expresso em documentos e no Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação (PEC – RJE, 2016).

 

Organização Pedagógica

 

O modelo de organização do Colégio em Coordenações de Unidade proporciona um trabalho muito alinhado entre si e com a Direção Acadêmica. As estruturas da Unidades qualificam muito o trabalho de acompanhamento integral aos estudantes. As Orientadoras de Aprendizagem, juntamente com as Auxiliares de Orientação de Aprendizagens, realizam atendimentos aos responsáveis e aos estudantes, tendo um olhar minucioso para o desenvolvimento acadêmico, socioemocional e espiritual de cada um. Para isso, contam com a participação fundamental do Orientador Religioso, que, para além desse acompanhamento, realiza o planejamento e a execução das Pausas Inacianas, dos Encontros de Formação e de outras atividades que contribuam para uma formação integral tão cara à Companhia de Jesus.