Blog

Planejamento Interno para o Retorno às Aulas Presenciais 2021

 

“Pensar na educação é pensar nas gerações futuras e no futuro da humanidade. É algo profundamente arraigado na esperança e exige generosidade e coragem.” Papa Francisco

 

O Colégio dos Jesuítas está preparado para o recebimento e acolhimento dos estudantes a partir do trabalho que foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Retorno (GT Retorno), sob diretrizes da Rede Jesuíta de Educação e dos órgãos estaduais e municipais. Enquanto aguardamos as diretrizes do Município sobre o plano de retorno por faixa etária/série, o Colégio dos Jesuítas apresenta o planejamento interno de retorno. A cooperação família-escola em todas as etapas do processo é fundamental para garantir que a retomada ocorra de forma segura, gradativa, planejada, monitorada e dinâmica. Agradecemos a todas as famílias pelo suporte e aos estudantes pelo empenho em fazer acontecer.

 

  1. No primeiro momento do retorno ao ambiente físico escolar, adotaremos o modelo de aulas no formato misto, conjugando aulas com presença física e aulas no ambiente remoto via Teams e Moodle.
  2. As turmas serão divididas em Grupos/Bolhas (respeitando a capacidade máxima da sala de 4m2 por estudante) de acordo com a lista de chamada.  Essa distribuição será informada às famílias antes da retomada de cada série.
  • Maternal III: Grupo Único, frequentará as aulas presenciais semanalmente.
  • Pré-Escola I ao 5º ano/EF: Grupos A e B, frequentarão as aulas presencias durante o período de 1 semana, permanecendo em casa na semana seguinte.
  • 6º ano/EF à 3ª série/EM: Grupos A e B, frequentarão as aulas durante o período de 1 semana, permanecendo em casa na semana seguinte.
  • A organização em grupos e a frequência semanal poderão sofrer alterações, objetivando sempre a segurança, bem-estar e eficiência no aprendizado dos estudantes.

3. Para facilitar a logística das famílias com mais de um filho no Colégio, as listas dos grupos serão organizadas priorizando a presença física na mesma semana dos irmãos. Se houver casos em que isso não seja possível, as famílias serão informadas para que estejam cientes da situação antes do retorno.

4. Foi estabelecido um fluxo com escalas de locais e horários de entrada e saída dos estudantes, conforme as especificidades de cada ano/série:

 

Unidade I:

 

  • Maternal: aula presencial das 13h30 às 18h10

Entrada e saída: Rua Lindolfo Gomes

 

Para os grupos que estarão em casa:

Maternal: aula online das 13h às 13h20, às segundas e quartas-feiras para um dos grupos que estiverem remotamente e terças e quintas-feiras para o outro grupo.

 

  • Pré-escola I: aula presencial das 13h40 às 18h20
  • Pré-escola II: aula presencial das 13h00 às 17h40

Entrada e saída: Rua Lindolfo Gomes

 

Para os grupos que estarão em casa:

Pré-escola I: segunda a sexta-feira, aula online das 13h às 13h30

Pré-escola II: segunda a sexta-feira, aula online das 17h50 às 18h20

Aulas de Inglês e Música da Pré-Escola I e II serão transmitidas ao vivo.

 

  • 1° e 2° anos: aula das 13h às 18h20

 Entrada e saída: Rua Lindolfo Gomes

 

 

Unidade II:

 

  • 3°, 4° e 5° anos: aula das 13h às 18h20

Entrada e saída: Av. Presidente Itamar Franco

 

  • 6° e 7° anos: aula das 7h10 às 12h40

Entrada e saída: Rua Lindolfo Gomes

 

 

Unidade III:

 

  • 8º e 9º anos: aula das 7h10 às 12h40

Entrada e saída: Av. Presidente Itamar Franco

 

  • 1ª e 2ª séries EM/Matutino: aula das 7h10 às 12h50

*Aulas de Laboratório (5ª feira) – online

Entrada e saída: Av. Presidente Itamar Franco

 

  • 3ª série EM/Matutino: 2ª a 6ª feira, aula das 7h10 às 12h50

                                                4ª feira, aula das 13h50min às 18h20min

Entrada e saída: Av. Presidente Itamar Franco

 

  • 1ª, 2ª e 3ª séries EM/Integral: aula das 9h10 às 17h30

Entrada e saída: Av. Presidente Itamar Franco

 

 

  1. O sistema de controle de acesso por catracas e cancelas ficará suspenso. Um novo movimento de entrega de tags, chaveiros e cartões será informado.
  2. No primeiro momento de retomada as aulas de educação física terão um protocolo específico para garantir a segurança de todos:
  • As atividades ocorrerão, preferencialmente, no CPII, ao ar livre;
  • Todas as quadras e o campo contarão com produtos para higienização dos materiais, que acontecerá após o término de cada aula;
  • As atividades que proporcionam contato físico entre os praticantes estão temporariamente suspensas;
  • As aulas não serão transmitidas para os estudantes que estiverem em casa. Estes farão atividades assíncronas que estarão disponíveis no Moodle;
  • No momento final da aula, os estudantes terão alguns minutos para a hidratação, breve relaxamento, higienização e troca da máscara.
  1. Os intervalos serão organizados em locais específicos ao ar livre para cada série, observando o cruzamento dos grupos.
  2. Todas os espaços do colégio foram sinalizados: há cartazes informativos e marcações no chão para definir fluxos de circulação e distanciamento social. Além disso, as salas de aula contam com marcações nas carteiras.
  3. O GT de Retorno terá diretrizes de rastreamento de casos confirmados e suspeitos da doença avaliando cada caso e a necessidade de colocar o Grupo em quarentena.
  4. Cada estudante cuja família deliberar pelo retorno às aulas no ambiente escolar físico deverá apresentar o Termo de Consentimento e Responsabilização pelo Cumprimento dos Protocolos para Retorno às Aulas Presenciais, o qual deverá ser assinado pelos responsáveis legais. Clique aqui para baixar o termo. 

 

Seguiremos o protocolo de retorno elaborado pelo Colégio dos Jesuítas, baseado nas orientações dos órgãos governamentais, educacionais e sanitários, nas esferas estadual e municipal, e também observando atentamente as recomendações do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Protocolo sanitário de retorno às atividades de ensino presenciais no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Juiz de Fora. Confira o documento aqui.

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) assinaram, na data de 08/09,  Termo de Acordo (Procedimento Administrativo – MPMG Nº 0145.21.001218-6) que estabelece o retorno das atividades educacionais presenciais (ensino curricular) no município de Juiz de Fora. O documento estabelece que o retorno dos estudantes acontecerá de forma híbrida, facultativa e escalonada. Confira o cronongrama de datas:

20/09/2021 – Prepararação dos trabalhadores da educação;
27/09/2021 – Retorno Educação Infantil;
04/10/2021 – Retorno Ensino Fundamental I;
11/10/2021 – Retorno Ensino Fundamental II e Ensino Médio;

 

 

A família deverá providenciar o Kit de Cuidados do Estudante, contendo máscara extra para troca ao longo do turno das aulas (Uma no mínimo. Recomendamos duas), um recipiente com álcool em gel 70% (frasco pequeno), 1 (uma) garrafa de água/squeeze ou copo de uso individual e 1 (um) saco para armazenamento das máscaras que forem usadas. Sugerimos trazer lenço anticéptico ou lenço de papel para forrar a carteira no horário do lanche ou para alguma emergência.

 

O planejamento interno de retorno poderá sofrer alterações dependendo das informações e orientações das autoridades Municipais.

 

Qualquer mudança será informada às famílias pelos canais oficiais do Colégio. Caso haja qualquer dúvida sobre esse processo, nossas equipes estarão disponíveis para ajudar as famílias.

 

Que a fé possa nos guiar, e a ciência, nos fortalecer.

 

Colégio dos Jesuítas

Somos Jesuítas de coração

 

 

 

FAQ´s – PERGUNTAS FREQUENTES