Blog
Retiro dos Educadores reza os afetos em momento de profunda reflexão e conexão interior
Encontro foi conduzido pelo Pe. André Araújo, SJ, diretor-geral do Colégio Loyola (BH), e reuniu dezenas de colaboradores

O Colégio dos Jesuítas promoveu, entre os dias 20 e 22 de março, o Retiro dos Educadores no Recanto Manresa, reunindo dezenas de colaboradores acadêmicos e administrativos para um tempo dedicado à reflexão e à espiritualidade. Em meio à rotina intensa do ambiente escolar, o encontro ofereceu uma pausa significativa para o cuidado interior, fortalecendo vínculos e renovando o sentido da missão educativa compartilhada por todos.
Conduzido pelo Pe. André Araújo, SJ, diretor-geral do Colégio Loyola, em Belo Horizonte, o retiro teve como eixo central a proposta de “rezar os afetos”, convidando os participantes a um olhar mais atento e profundo sobre suas próprias experiências, sentimentos e motivações. Inspirado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, o encontro apresentou diferentes pontos de oração que favoreceram um maior contato consigo mesmo e com Deus, em um caminho de escuta e discernimento.
Ao longo dos dias, práticas como o exame diário de memória e o cultivo do silêncio foram fundamentais para a vivência do retiro, promovendo uma verdadeira imersão na interioridade. Mais do que um momento pontual, o Retiro dos Educadores se consolidou como uma oportunidade de renovação pessoal e espiritual, refletindo diretamente no compromisso de cada colaborador com a formação integral dos estudantes e com a missão educativa da Companhia de Jesus.



