Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, foi fundada pelo basco Inácio de Loyola e aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540. Nesses quase cinco séculos de história, sempre destacou-se pelo forte trabalho missionário, indo às fronteiras das dificuldades sociais.

Atualmente, cerca de 16 mil jesuítas atuam em torno de 100 países dos cinco continentes, colaborando com a transformação da sociedade por meio da espiritualidade, da promoção social, do diálogo intercultural e inter-religioso, do serviço da fé e da promoção da justiça. Oferecer educação de qualidade é outra marcante característica da Companhia de Jesus, responsável pela produção de conhecimento para o desenvolvimento social por meio da pesquisa científica e do aprofundamento intelectual.

Rede Jesuíta de Educação – RJE

Constituída em 2014, a Rede Jesuíta de Educação reúne as 17 Unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil, promovendo um trabalho integrado, a partir de uma mesma identidade e do sentido de corpo apostólico, com mútua responsabilidade pelos desafios comuns. Nos próximos anos, a RJE visa transformar as Escolas e os Colégios Jesuítas do Brasil em centros de aprendizagem integral, lugares de transformação evangélica da sociedade e da cultura. Em síntese, assume a missão de formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos.

Centro Educacional Padre Agostinho Castejón – CEPAC (Rio de Janeiro/RJ) – www.rjcepac.org.br

Colégio Anchieta (Nova Friburgo/RJ) – www.colegioanchieta.org.br

Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS) – www.colegioanchieta.g12.br

Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA) – www.colegioantoniovieira.com.br

Colégio Catarinense (Florianópolis/SC) – www.colegiocatarinense.g12.br

Colégio Diocesano (Teresina/PI) – www.diocesano.g12.br

Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG) – www.colegiodosjesuitas.com.br

Colégio Loyola (Belo Horizonte/MG) – www.loyola.g12.br

Colégio Medianeira (Curitiba/PR) – www.colegiomedianeira.g12.br

Colégio Santo Inácio (Fortaleza/CE) – www.santoinacio.com.br

Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ) – www.santoinacio-rio.com.br

Colégio São Francisco Xavier (São Paulo/SP) – www.sanfra.g12.br

Colégio São Luís (São Paulo/SP) – www.saoluis.org

Escola Nhá Chica (Montes Claros/MG) – www.escolanhachica.org.br

Escola Pedro Arrupe (Teresina/PI) – www.escolapadrearrupe.org.br

Escola Santo Afonso Rodriguez – ESAR (Teresina/PI) – www.esar.org.br

Escola Técnica de Eletrônica – ETE (Santa Rita do Sapucaí/MG) – www.etefmc.com.br

Companhia de Jesus  no Brasil

Instituições de Ensino Superior

Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (São Bernardo do Campo/SP) – portal.fei.edu.br/

Escola Superior Dom Helder (Belo Horizonte/MG) – www.domhelder.edu.br

FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Belo Horizonte/MG) – www.faculdadejesuita.edu.br

PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ) – www.puc-rio.br

Unicap – Universidade Católica de Pernambuco (Recife/PE) – www.unicap.br

Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS) – www.unisinos.br

Juventude, Espiritualidade, Cultura e Justiça Socioambiental

Anchietanum – Centro MAGIS de Juventude (São Paulo/SP) – www.anchietanum.com.br

CARPA – Casa de Retiros Padre Anchieta (Rio de Janeiro/RJ) – www.casaderetiros.org.br

Casa de Retiros Vila Kostka – Itaici (Indaiatuba/SP) – www.itaici.org.br

Centro Loyola de Fé e Cultura – PUC-Rio (Rio de Janeiro/RJ) – www.centroloyola.puc-rio.br

IHU – Instituto Humanitas Unisinos (São Leopoldo/RS) – www.ihu.unisinos.br

OLMA – Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – www.olma.org.br

Portal Jesuítas Brasil – www.jesuitasbrasil.com

Companhia de Jesus no mundo

Cúria Geral (Roma) – www.sjweb.info
Educate MAGIS (Educadores de colégios jesuítas e inacianos) – www.educatemagis.org
FLACSI – Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus – www.flacsi.net

Visite o Mural Joia!

Alguns jesuítas desenvolvem espaços próprios na internet, como é o caso do “Mural Joia“, editado e atualizado periodicamente por Padre Gerardo Cabada Castro (Orientador Espiritual no Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora/MG) com pensamentos, textos, poemas, curiosidades, histórias, parábolas, desafios, ilusões óticas, entre outros conteúdos.

mapa-companhia-de-jesus

“Global Network of Jesuit Schools – Printable Map” (www.educatemagis.org – março/2016)