Artigos

A importância do voto

A Constituição de 1988, conhecida como a “Constituição Cidadã”, consolidou o Estado democrático brasileiro. A participação política representa uma ampliação da cidadania e celebra a nossa capacidade de legitimar a democracia representativa em nosso país. Nesse sentido, devemos votar. Afinal, o voto equipara ricos e pobres de norte a sul e fortalece a nossa capacidade de dialogar com a esfera pública.

 

Após um forte movimento encabeçado por entidades estudantis, a Assembleia Constituinte de 1988 aprovou emenda que instituiu o voto facultativo aos jovens maiores de 16 e menores de 18 anos. O movimento nasceu em decorrência da expressiva participação dos secundaristas e adolescentes nas lutas democráticas dos anos 1980. A proposta obteve o voto favorável de 355 constituintes, 98 votos contrários e 38 abstenções. Torna-se imprescindível a efetiva participação política da juventude, sobretudo no cuidado de avaliar a história, o  programa político, o engajamento na vida política e o  comprometimento dos candidatos.

 

Vale a pena a leitura do seguinte texto do portal da Folha sobre política: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2022/05/a-boa-politica-e-a-dos-jovens.shtml.

 

 

Prof. Leandro de Almeida Silva

Professor de História da 3ª Série/ Ensino Médio