Antigo estudante é aprovado para programa universitário nos Emirados Árabes

O antigo estudante do Colégio dos Jesuítas Gabriel Xavier Basques Soares foi selecionado para o programa de estudos Zayed University X Minerva Schools, nos Emirados Árabes Unidos. O jovem embarca, ainda nesta semana, para Dubai. A iniciativa oferece uma formação multidisciplinar ao longo de quatro anos, com ensino voltado para a prática e em sintonia com o mercado de trabalho.

Este programa é resultado da união entre duas instituições de ensino superior. A Zayed University é uma universidade pública dos Emirados Árabes, com unidades em Dubai e Abu Dhabi. Já a Minerva Schools é uma universidade particular sediada em San Francisco, nos Estados Unidos, a qual está presente em sete países, por onde os estudantes passam ao longo da graduação.

Campus da Zayed University em Abu Dhabi

Antes de ser convidado para o programa universitário, Gabriel Basques já havia sido aprovado para a Minerva Schools. Desta vez, a ida foi possível devido a uma bolsa de estudos. “Primeiramente descobri a Minerva e, desde o início, fiquei maravilhado com a universidade e com a sua metodologia, dando a possibilidade de me desenvolver como um ser humano integral, fora do sistema padrão de ensino. Após isso, candidatei-me e fui aprovado em um dos programas da universidade, porém, sem ajuda financeira, impossibilitando minha ida. Pouco tempo depois, recebi um e-mail explicando sobre a nova parceria com a Zayed University e um convite para juntar-me a essa aventura, mas, desta vez, com uma bolsa de estudos generosa”, conta o formando da turma de 2019 do Colégio.

Em sua trajetória acadêmica, Gabriel acredita que o contato com diversas atividades extracurriculares no Colégio dos Jesuítas ajudou-o a desenvolver habilidades “fundamentais” para que fosse escolhido no programa da Zayed e da Minerva.

“Por exemplo, protagonismo, empatia, inclusão, colaboração e espiritualidade”, avalia.

Ao ingressar no programa, os estudantes deparam-se com um currículo interdisciplinar formado por três frentes: Transformação de Negócios (Empreendedorismo e Negócios), Sistemas Computacionais (Tecnologia e Inovação) e Inovação Social. No começo do terceiro ano de programa, os universitários devem escolher em qual frente vão se especializar. Segundo Gabriel, ele pretende priorizar a primeira e a segunda área.

Campus da Zayed University em Dubai

Agora, Gabriel vai passar por uma mudança radical em sua vida com a ida para os Emirados Árabes. O começo da nova etapa é sinônimo de entusiasmo. “Falando bem a verdade, ‘a ficha não caiu’ ainda. Estou muito animado com os novos desafios que estão por vir, feliz por ter conquistado esta oportunidade e grato a todos que me ajudaram a chegar aqui, Deus, família, amigos, Colégio… É somente o primeiro passo de vários outros que ainda virão. A ‘batalha’ está apenas começando!”, ele diz.

Gabriel Basques também deixa uma mensagem antes de embarcar e dá dicas para quem quiser seguir seus passos. “Colégio e Colaboradores, muito obrigado a cada um que contribuiu para minha formação por meio não só dos conhecimentos, mas também do jeito de ser, de viver e ensinar. A cada um que se dedicou em fazer um mundo melhor com pessoas melhores. Aos estudantes: sonhem alto, saiam do comum, façam sua parte e sejam ‘diferentes’. No final, Deus não dá o que você quer, e sim o que precisa. Sempre olhe o copo meio cheio e acredite no processo”, finaliza.