Blog

No dia de São José, Igreja abre o Ano da Família “Amoris Laetitia”

Nesta sexta-feira (19/03), Dia de São José – Padroeiro da Família, a Igreja Católica abre o Ano da Família “Amoris Laetitia”. A iniciativa do Papa Francisco é prosseguir o “percurso sinodal” que levou à publicação do documento, “Amoris Laetitia” , fruto da XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2015.

 

Para este ano, serão promovidas várias ações, de caráter espiritual, pastoral e cultural, que podem ser implementadas em paróquias, dioceses, universidades, movimentos eclesiais e associações familiares. O santo padre convida “a um renovado e criativo impulso pastoral para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade…” Além disso, reza “para que cada família possa sentir em sua própria casa a presença viva da Sagrada Família de Nazaré, para que ela possa preencher nossas pequenas comunidades domésticas com amor sincero e generoso, uma fonte de alegria mesmo em provações e dificuldades”.

 

Para o Pontífice, “a família é essencial para que todos encontrem vigor espiritual para se abrir ao exterior, aos outros, ao serviço dos irmãos e à colaboração para a construção de um mundo sempre novo e melhor.”

 

O ano da família terá seu encerramento em 26 de junho de 2022, durante o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre.