II Seminário do Jesuítas: Educação e Inteligência Artificial

 

Nos dias 20 e 21 de setembro de 2024, o Colégio dos Jesuítas reunirá importantes especialistas em Educação e Inteligência Artificial para o diálogo, a atualização e o fomento de novas ideias para a área da Educação. Haverá palestras com o jornalista e apresentador Marcelo Tas e com o Professor Dr. Tiago Timponi Torrent, além de mais 10 oficinas. Evento aberto ao público em geral.

Inscreva-se!

 

20 de setembro de 2024

19h: acolhida e credenciamento;

19h30: mesa de abertura;

20h: palestra “Inovação: a criatividade na era digital”, com Marcelo Tas.

21 de setembro de 2024

07h30: acolhida e credenciamento;

8h: palestra “A Escola na Era da IA: ensinar para quem, educar para quando?”, com Tiago Timponi Torrent;

9h30: intervalo;

10h: oficina;

12h30: encerramento.

 

  • Proporcionar a reflexão sobre a Inteligência Artificial e sua relação com a Educação;
  • Promover um ambiente que incentive a inovação e a descoberta de novas práticas tecnológicas;
  • Favorecer a pesquisa e a reflexão no âmbito educativo, criando espaço para a produção de novos conhecimentos e práticas significativas que visam a diferentes possibilidades de aprendizagem;
  • Compreender os conceitos de IA e seu reflexo na educação básica;
  • Explorar exemplos de como a IA está sendo aplicada em ambientes educacionais;
  • Refletir sobre medidas para garantir o uso responsável e ético da IA;
  • Apresentar ferramentas e recursos de IA disponíveis para educadores e demonstrar como eles podem ser aplicados em atividades de ensino e aprendizagem;
  • Facilitar a troca de experiências e boas práticas entre educadores, pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia educacional.

 

Inovação: a criatividade na era digital

com Marcelo Tas

Comunicador e educador, explora as fronteiras da linguagem nas várias mídias onde atua. Entre suas obras destacam-se: o repórter ficcional Ernesto Varela; as séries “Rá-Tim-Bum” (TV Cultura); “CQC” (Band) e o reality “Batalha Makers” (Discovery). Atualmente apresenta o programa Provoca e é comentarista do Jornal da Cultura, ambos da TV Cultura. Tas é Associado Notável da I2AI (International Association of Artificial Inteligence).

20 de setembro, às 20h, no Auditório Pe. Oliveira

 

A Escola na Era da IA: ensinar para quem, educar para quando?

com Tiago Timponi Torrent (UFJF)

Doutor em Linguística pela UFRJ, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF, líder do Laboratório FrameNet Brasil de Linguística Computacional. Vencedor do Prêmio ABRALIN de Tecnologia e Inovação em Pesquisa Linguística.

21 de setembro, às 8h, no Auditório Pe. Oliveira

 


21 de setembro, às 10h

 

A IA como aliada no ensino: pesquisa e desenvolvimento de Podcast

com Caroline Souza Ferreira

Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, atua como gerente do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação da Secretaria de Educação de Juiz de Fora. É doutora em Educação pela UFJF, mestra em Letras pelo programa Profletras, da mesma instituição, e especialista em Educação: Currículo e Prática Educativa pela PUC-RJ.

 

A IA e a Educação: Transformação para os novos futuros

com Solange Giardino

Graduada em Psicologia, especialista em Gestão de EAD e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, é consultora na área de tecnologia e inovação educacional, formadora de professores com larga expertise em metodologias ativas, Design Thinking, Cultura Maker, STEAM e aprendizagem criativa. Tem experiência consolidada no desenvolvimento e gestão de projetos envolvendo tecnologia, por meio da implementação de recursos digitais na prática docente e da autoria de cursos e projetos para editoras e sistemas de ensino.

 

ChatGPT: Revolução Pedagógica ou Ilusão Tecnológica nas Ciências Humanas?

com Filipe Queiroz de Campos

Graduado em Filosofia, Geografia e História, atua como professor dessas disciplinas, além de lecionar Inglês e Sociologia e coordenar a escola True Way Idiomas. É doutor e mestre em História das Relações Internacionais pela UFJF e autor de dois livros sobre História da diplomacia.

 

 

Educação inteligente: Encarando os desafios de integrar a IA numa aula de linguagens

com Cláudia Vitoretti e Marianne Caetano Marques

Cláudia é graduada em Letras pela UFJF, com Mestrado Letras pelo CES/JF, possui experiência profissional de 33 anos na rede particular de ensino, com atuação específica em Redação para Enem e outros vestibulares. É aluna do curso de extensão “Inteligência Artificial e Ensino de Língua Portuguesa”, na UFJF.
Marianne é graduada em Letras pela UFJF e pós-graduada em Alfabetização e Letramento, atualmente cursa a segunda graduação em Pedagogia. Atua como Professora na Rede Estadual de Minas Gerais.

 

 

Ferramentas de IA para a educação: recursos que auxiliam na rotina da escola

com Marcos Alfredo

Jornalista e profissional de web há mais de 20 anos, possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e é professor na Pós-Graduação da Estácio Juiz de Fora. Trabalha com marketing digital, criação de sites, SEO, fotografia e vídeos.

 

 

Indo além do ChatGPT: Como utilizar outras IA’s para preparar minhas aulas?

com Paulo Roberto Fernandes II

Licenciado em Matemática pela UFJF e especialista em Educação Matemática pela mesma instituição, é professor de Matemática do Colégio dos Jesuítas. Com mais de 30 anos experiência, atua em todos os níveis de ensino (fundamental, médio e superior), em diversas instituições das redes públicas e particulares de ensino.

 

O papel das inteligências artificiais no processo de formação docente: elaboração de estratégias adaptativo-reflexivas na Educação Infantil

com Josiane Silva

Doutora e Mestre em Educação (UFRRJ), graduada em Pedagogia e Informática (UFJF), e Professora e Pesquisadora da Rede Municipal de Juiz de Fora.

 

O uso da IA nas práticas pedagógicas

com Julliana da Silva Nascimento e Victor Condé Guedes

Julliana é professora de Informática, Robótica, Programação e Cultura Maker do Colégio Vianna Júnior; professora de Informática e técnica do Centro de Formação do Professor da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora dos professores de Informática que fazem parte do Projeto TDIC da Secretaria Municipal de Educação.
Victor é graduado em Tecnologia em Processamento de Dados, é Professor de informática e técnico do Centro de Formação do Professor da Secretaria Municipal de Educação e da Rede Municipal de Juiz de Fora

 

 

 

Para além do pincel: provocações criativas com IA no ensino das Artes Visuais

com Iara Cardoso da Silva

Professora de Artes Visuais do Colégio dos Jesuítas, com Especialização em Arte e Educação Infantil e Graduação em Artes pela UFJF; possui experiência em gestão de projetos educacionais envolvendo as temáticas da Arte, Cultura e Práticas Pedagógicas; integrou a equipe de reestruturação do Referencial Curricular da Rede Municipal de Juiz de Fora no componente Arte.

 

 

Vivenciando possibilidades da IA na Educação

com Carmen Granja da Silva Rodrigues e Luanna Silva Alves

Carmen é coordenadora de tecnologia educacional no Colégio Santo Inácio (RJ), pedagoga e mestre em Avaliação. Tem mais de 25 anos de experiência e atuação na área de Tecnologia Educacional.
Luanna é analista de tecnologia educacional no Colégio Santo Inácio (RJ) e pedagoga. Tem experiência de cinco anos atuando na área de Tecnologia Educacional.

 

 

Inscreva-se!

  • Para realizar sua inscrição, basta acessar o link, clicar em inscrição e preencher os dados. Verifique o desbloqueio de pop-up. Ao final, aparecerá uma caixa informando que sua inscrição foi realizada. Nesta caixa, clique em pagar via boleto para emitir o documento.
  • Caso necessite da 2ª via do boleto, retorne à Central do Candidato.
  • Caso o boleto não seja emitido imediatamente, retorne mais tarde à Central do Candidato.
  • O boleto tem validade de 4 dias corridos. Em caso de não pagamento até a data de vencimento, a inscrição será automaticamente cancelada.
  • Orientamos que todos os participantes tragam, no dia da oficina (21 de setembro), seus aparelhos eletrônicos (celular, tablets ou notebooks) para as atividades propostas.

 

Taxa: R$ 50

Vagas limitadas!

Após o evento, será emitido Certificado digital para aqueles com mais de 75% de aproveitamento.

Mais informações: [email protected] | (32) 2101-5744 |

 

 

Para você que não reside em Juiz de Fora, separamos algumas sugestões de hospedagem com tarifa especial para os participantes do evento:

 

  • Victory Business

a 350 m do Colégio

Oferece 10% de desconto nas tarifas

Av. Presidente Itamar Franco, 1850 – São Mateus

www.victoryhoteis.com

(32) 3249.1851 – (32) 98465.6899 – [email protected]