Aulas on-line: confira dicas que vão facilitar a vida familiar

Durante a pandemia do novo coronavírus, vimos as tradicionais salas de aula migrarem para as telas, que antes eram apenas sinônimo de diversão, passatempo e fonte de informação.

O ensino a distância já era uma modalidade comum para o ensino superior, mas o desafio veio mesmo quando a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio também tiveram que se adaptar. Pensando nisso, separamos algumas dicas para responsáveis e estudantes lidarem com as aulas on-line da melhor forma possível. Veja só!

Dicas para os responsáveis

Mantenha um diálogo aberto

Converse sempre com a criança (ou o adolescente). Esteja aberto a ouvir o que ela tem a dizer e busque compreender suas necessidades.

Seja parceiro e cobre menos

Mostre que está ao lado de seu filho e respeite-o. Caso ele encontre dificuldades, ajude-o a encontrar soluções. Impor limites faz parte, mas não cobre tanto. Isso pode inclusive piorar o processo de aprendizado. Neste momento atípico, o seu apoio faz toda a diferença!

Acompanhe o desenvolvimento e abuse da criatividade

Aproveite o momento para acompanhar mais de perto o desenvolvimento escolar do estudante. Assim como a escola, os responsáveis também devem se esforçar e usar a criatividade, por exemplo, na busca por alternativas mais lúdicas e que ajudem a sanar as dúvidas sobre os conteúdos ou as atividades apresentadas.

Procure apoio psicológico quando necessário

O distanciamento social e o estresse da mudança de rotina podem desgastar emocionalmente a criança. Fique de olho, e, se os efeitos emocionais comprometerem o aprendizado e outras tarefas, não hesite em procurar ajuda.

Converse sobre a postura adequada durante as aulas

As aulas on-line também requerem atenção plena do estudante, e a postura durante o aprendizado é essencial. Converse com ele sobre esse momento. Explique o quanto é importante que ele se dedique e dê o exemplo.

Dicas para estudantes

Construa uma rotina

Acorde, tome café, defina suas prioridades e tire o pijama! Por estar em casa, a preguiça e a falta de atenção podem aparecer, por isso o ideal é se preparar como se estivesse indo normalmente para o colégio.

Separe um local adequado para o estudo

Escolha um lugar tranquilo, silencioso, bem arejado e livre de distrações

Estabeleça um horário parecido com o da escola

Monte seu cronograma de estudos, de acordo com os horários das aulas e as atividades propostas pela escola, e não se esqueça dos intervalos!

Tire sempre as suas dúvidas

Pergunte, interaja e, durante os estudos, anote as dúvidas para tirá-las posteriormente com o professor. É sempre interessante diversificar a fonte de aprendizado. Procure canais no YouTube, leia livros, assista a filmes relacionados às matérias. Invista no que prende a sua atenção e no que te faz aprender e absorver melhor o conteúdo.

Dica extra para pais e estudantes

Mantenha uma boa relação com a escola e os educadores. Lembre-se de que o modo Jesuítas de promover educação de excelência, mesmo diante dos desafios e da distância, é capaz de formar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas com a transformação do mundo. Confie em nossa rede e conte sempre conosco!

Continue acompanhando o nosso blog. Estaremos por aqui, compartilhando muitos assuntos relevantes e dicas superespeciais.