Notícias

Colaboradores participam da formação para o processo de 2ª autoavaliação do SQGE no Colégio dos Jesuítas

Os colaboradores do Colégio dos Jesuítas participaram, nos dias 11, 12 e 13 de abril, dos encontros de formação para a realização da  2ª autoavaliação do Colégio, por meio da metodologia do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE). O programa proposto pela Federación Latinoamericana de Colegios de la Compañía de Jesús (FLACSI), insere o centro educativo em um ciclo contínuo de avaliação e reflexão das suas atividades, com definição de metas e implementação de processos de melhoria, os quais impactem positivamente a aprendizagem integral de todos os seus estudantes.

Em 2016, foi realizado o primeiro processo de autoavaliação e, a partir dos resultados obtidos, foi elaborado um plano de melhoria. Já em agosto de 2021, foram apresentados a toda a comunidade as ações desenvolvidas a partir dos resultados da 1ª autoavaliação do Colégio.

Nesta semana, com a orientação da coordenadora da Unidade III, Josiane de Souza Paiva, que também atua como coordenadora interna do SQGE no Colégio e da profissional de apoio da FLACSI, Juliana Heleno, os colaboradores retomaram os princípios metodológicos da ferramenta e a partir do estudo da Guia de autoavaliação puderam conhecer a proposta de trabalho que se iniciará nos próximos dias. Além da formação das equipes, foi organizado, um momento com todos os colaboradores – docentes e não-docentes, a fim de socializar as informações acerca desse importante processo para o Colégio.

Durante as atividades, Juliana explicou que os trabalhos serão conduzidos pelas equipes de colaboradores indicados , que irão trabalhar orientados por quatro âmbitos:  Clima Escolar; Família e Comunidade; Pedagógico Curricular; Organização, Estrutura e Recursos. Além disso, haverá uma Equipe de Foco na Aprendizagem Integral que terá como objeto de análise os resultados da aprendizagem dos estudantes. Ela ainda destacou que o objetivo do trabalho é a melhoria. “É um processo  intenso, mas que pode nos ajudar a identificar as áreas que necessitam de maior atenção”, afirmou a profissional de apoio.

O Diretor Geral, Professor Edelves Rosa Luna, ressaltou a importância da autoavaliação, e a necessidade de conduzir o processo com clareza e transparência. “Trabalhar um sistema de gestão de qualidade escolar é colocar os olhos e os ouvidos muito atentos à nossa comunidade, a tudo aquilo que a gente faz e como a gente faz, para, assim, entendermos como podemos melhorar”, concluiu.