Colégio dos Jesuítas recebe o palestrante Leo Fraiman

O Colégio dos Jesuítas recebeu, nessa quarta-feira (18/05), o autor da metodologia OPEE (Projeto de Vida e Atitude Empreendedora), Leo Fraiman, para dois momentos de troca: com os estudantes da 1ª série/EM, pela manhã, e com os pais e responsáveis, à noite. Os encontros foram realizados no auditório Pe. Oliveira. Leo Fraiman é psicoterapeuta, palestrante internacional e autor de mais de 20 livros, entre os quais se destaca a Metodologia OPEE, presente em mais de 1.500 escolas pelo Brasil.

O primeiro momento foi marcado por um bate-papo com os estudantes a partir das perguntas elaboradas antecipadamente pelos próprios jovens. Entre os temas abordados, o palestrante destacou a importância da criação de um projeto de vida, para aproximá-los dos seus objetivos e sonhos. Ele também os orientou sobre a escolha profissional. “Você vai passar, com a sua profissão, 10/12 horas por dia e, com seu marido, se você escolher tiver um, duas ou três horas. Então, é um casamento muito importante e que precisa ser feito de dentro para fora. Se a gente está aqui, é porque de alguma forma Deus, a vida, espera algo de nós”. O autor ainda acrescentou que ser feliz na profissão, com o que se faz, resulta no sucesso profissional e não contrário.

Fraiman ainda evidenciou as atitudes de servir ao próximo e de definir quem se quer ser no mundo. “Se doutrine a ser aquela pessoa que traz ao mundo o que é melhor. Nada menos que o seu melhor. Você vai ver que o sucesso vai ser uma coisa natural. E seja humilde. A humildade é a mãe da sabedoria”.

Já no segundo momento, com membros da Equipe Diretiva do Colégio dos Jesuítas, pais, responsáveis e colaboradores, Leo Fraiman não apenas realizou uma dinâmica de reflexão, compartilhando histórias e dicas de livros, como também reiterou o que foi abordado com os jovens no período da manhã: a relação sucesso e felicidade, o excesso de uso de tela, o fazer as pazes com os quatros d´s (difícil, desagradável, demorado, duro da vida) e o impacto da relação em família na saúde mental.  “Familiaridade a gente escolhe. E a familiaridade é talvez o fator mais importante e impactante da saúde mental de um filho(a). O número de refeições que vocês partilham juntos, o número de horas ou momentos especiais que vocês se olham no olho é um dos maiores e melhores e fatores de proteção contra drogas, álcool, depressão severa e várias outras coisas”.

O Diretor Geral, Professor Edelves Rosa Luna, manifestou alegria em receber o palestrante no Colégio e falou sobre o processo contínuo de discutir temas relevantes como projeto de vida e felicidade. “A vida é uma questão fundamental. A felicidade na vida, então, nem se fala. O Colégio dos Jesuítas, como uma casa de excelência educacional, tem essa alegria de trazer para o centro das nossas discussões situações muito práticas e é isso que hoje a gente vai experimentar com a presença do Leo Fraiman”.