Colégio dos Jesuítas sedia 1º Encontro da Câmara Mirim 2022

O Colégio dos Jesuítas sediou, na tarde dessa quarta-feira (25/05), o 1º Encontro da Câmara Mirim 2022. O evento foi realizado com o intuito de apresentar as temáticas que serão abordadas no projeto durante o ano.

O Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna, abriu o encontro agradecendo a presença de todos e destacou que uma escola da Companhia de Jesus, por excelência, é um lugar de abertura para o conhecimento, o diálogo e a construção da cidadania plena.

O Professor Edelves ainda ressaltou a importância da democracia, de trabalhar a perspectiva da representação e finalizou encorajando os jovens a ingressarem na vida pública, em que é possível fazer o bem e defender os interesses coletivos. “E que cada jovem que está aqui hoje possa ser um vereador, uma vereadora. E que vocês sonhem com um assento lá na Câmara Municipal para um exercício pleno da cidadania. Sejam bem-vindos e curtam essa casa de Educação”.

Em seguida, o coordenador do projeto, Sérgio Peres Dutra, apresentou os objetivos do encontro e as temáticas (Saúde mental dos adolescentes, Escola no pós- pandemia e Meio ambiente) que foram discutidas nas oficinas para escolha do tema central.

O evento ainda contou com uma dinâmica realizada pelo Grupo InaciArtes, que proporcionou uma interação entre os estudantes, além de momentos de alegria e descontração entre os 140 participantes.

O projeto

A Câmara Mirim é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa tem como objetivo incentivar os adolescentes do 8º e 9º anos na participação política e cidadã, por meio das escolas de Ensino Fundamental do município.

Para a edição de 2022, dez escolas foram selecionadas: Centro de Educação Interativa (CEI), Centro Educacional Aguiar Celeghini (CEAC), Colégio dos Jesuítas, Escola Estadual Antônio Carlos, Escola Estadual Duque de Caxias, Escola Municipal Dr. Adhemar Resende de Andrade, Escola Municipal Dr. Paulo Japyassu, Escola Municipal Rocha Pombo, Escola Municipal Theodoro Frederico Mussel, Escola Municipal União da Betânia.

Confira aqui a cerimônia de instalação da Câmara Mirim 2022 realizada no dia 13 de abril, no Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF).