Comemoração de 67 anos do Jesuítas reúne comunidade com festa, esporte, cultura e reflexão

Milhares de pessoas se divertiram nas dependências do Colégio na manhã deste sábado, 4, para comemorar aniversário conhecendo novos projetos

“Parabéns pra você”: Abu celebrou o aniversário de 67 anos do Jesuítas com a comunidade educativa

Por todo canto tinha alguém sorrindo, se divertindo, cantando, dançando, brincando ou aprendendo. A manhã deste sábado, 4, foi diferente no Jesuítas, com milhares de pessoas da comunidade educativa reunidas para celebrar os 67 anos do Colégio. As atividades se iniciaram às 8h, no Galpão, com acolhida promovida pelo Grupo Inaciartes, integrado com os corais de estudantes e de pais e colaboradores.

“Hoje é dia de festa nesta casa de educação da Companhia de Jesus em Juiz de Fora”,  celebrou o Diretor Geral do Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna, destacando os quase 500 anos de tradição educativa da congregação. “O que nos confere autoridade e dá, aos pais, segurança nessa educação muito bem fundamentada, muito bem-feita, com essa alegria artística que a gente experimenta em nossa escola. E, também, com a fundamentação teórica forte em termos educacionais e, principalmente, de convivência nesta comunidade tão alegre e tão importante, que é composta pelos pais, pelos estudantes e pelos educadores”, ressaltou o diretor, apresentando as irmãs da Congregação do Divino Mestre, presentes na festa.

Pe. Marco Antônio, SJ, e Diretor Geral do Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna, acolheram a comunidade no início dos festejos.

Representando a Casa da Criança Jacinta e Francisco, as religiosas receberam, simbolicamente, as doações recolhidas ao longo da semana, gesto concreto de solidariedade com o qual o Colégio decidiu celebrar seus 67 anos. “Pessoalmente vi pessoas que chegam naquela casa para se alimentar, porque não têm o que comer em casa”, contou Professor Edelves, fazendo um convite para que a comunidade permaneça apadrinhando a instituição situada no Bairro Retiro. “Há 67 anos nós, Jesuítas, continuamos nos comprometendo com a sociedade de Juiz de Fora na formação de pessoas que contribuem para um mundo melhor”, destacou Padre Marco Antônio, um dos quatro Jesuítas presentes no cotidiano do Colégio.

Narrando o interesse da Companhia de Jesus em ter colégios em sua obra, Pe. Marco Antônio justificou uma existência que, segundo ele, se potencializa dia após dia. “Aqueles que ajudavam na missão, quiseram que seus filhos estudassem com os Jesuítas. Hoje os Colégios desfrutam da mesma forma que era dada aos Jesuítas. Não quer dizer que vamos formar padres e madres. A formação é para que sejamos cada vez melhor, mais humano nessa sociedade. Esse é o nosso compromisso”, disse, para em seguida abençoar o espaço e os presentes.

Inaciartes e corais animaram a acolhida e conduziram cortejo na festa pelos 67 anos do Colégio.

Descontração em manhã festiva

Acompanhados por Abu, o mascote do Jesuítas, milhares de pessoas seguiram em cortejo para a Escola de Esportes e Cultura (EEC), quando se iniciaram as atividades culturais, com oficinas de música, dança, desenho e ritmo. Também foram apresentadas as novas modalidades físicas da EEC: Pilates, Futebol americano e Tênis. Na Rua de Lazer, instalada pela Prefeitura de Juiz de Fora nas quadras, as crianças e os adolescentes puderam escorregar em grandes infláveis, balançar, jogar totó humano, tênis de mesa, dentre outras brincadeiras.

“O saldo é muito positivo. Conseguimos fazer oficinas que contemplaram tanto as crianças quanto os adultos. Vimos um clima de felicidade, de festa. As pessoas estavam socializando, brincando, rindo juntas. O aniversário do Colégio não poderia ter sido comemorado de outra forma, com toda a comunidade educativa se divertindo, usufruindo do nosso espaço físico e da nossa estrutura”, avaliou o coordenador da Escola de Esportes e Cultura, Arthur Castellões. Mãe de um antigo estudante e de um estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, Michele Bredel de Castro também aprovou a festa, momento de reencontro com outros pais e responsáveis. “Foi muito divertido. Encontrei muitos amigos e as crianças ficaram encantadas. Elas aguardam o aniversário da escola”, contou logo após um “Parabéns pra você!” entusiasmado e contagiante.

Atividades de esporte, cultura e lazer reuniram pais e filhos nas quadras do Jesuítas.