Artigos

Comentário – “Você está dialogando com a juventude?”

 

Instigada pela leitura do artigo da Folha “Você está dialogando com a juventude?”, me pus a refletir, enquanto mulher e professora de Sociologia, no quanto o tema proposto é importante para esse componente curricular e para o exercício da cidadania.

 

O artigo refere-se à participação política dos jovens e, a partir desse tema, pode-se desenvolver habilidades inerentes à área das Ciências Humanas, tais como a análise de diversos discursos teóricos e a análise crítica da realidade, as quais podem orientar diferentes modos de participação e intervenção social.

 

É interessante notar que o texto em questão é assinado por duas jovens (18 e 19 anos) que já se dizem atuantes. Elas pleiteiam mais espaços de participação, buscam apoio da sociedade e convocam os jovens a votar nas próximas eleições. Esse fato é relevante, pois a participação das mulheres nas decisões políticas no Brasil é uma conquista que faz parte de um longo processo histórico.

 

A primeira mulher a conquistar o título eleitoral foi a dentista Isabel de Souza Mattos, em 1887, através da nova lei eleitoral conhecida como Lei Saraiva, a qual permitia que mulheres diplomadas pudessem votar. No entanto, não lhe foi permitido votar nas eleições para a Assembleia Constituinte de 1890. Isabel não estava sozinha na luta pelo direito de votar: muitas mulheres, como professoras, farmacêuticas, dentistas e escritoras se engajaram nesta luta.

 

O voto feminino no Brasil só foi reconhecido em 1932 e incorporado à Constituição de 1934, mas ainda era facultativo. Em 1965, tornou-se obrigatório, sendo equiparado ao dos homens. Apesar dessas conquistas, ainda há um longo caminho a trilhar na busca de paridade política e social das mulheres no país.

 

O artigo nos convoca a refletir, a partir do olhar singular de duas jovens, sobre o protagonismo juvenil na política, sobre novas propostas de intervenção política e sobre suas prioridades e desafios.

 

Profª Gizele Debortoli

Comentário sobre o texto do jornal Folha de São Paulo: Você está dialogando com a juventude? 

 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf

A conquista do voto feminino.https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/a-conquista-do-voto-feminino/index.html

Você está dialogando com a juventude? https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2022/05/voce-esta-dialogando-com-a-juventude.shtml

Brasil é o 93º em índice internacional de paridade de gênero. https://www.ufg.br/n/143187-brasil-e-o-93-em-indice-internacional-de-paridade-de-genero