Diretor Geral comemora dois anos à frente do Colégio dos Jesuítas

No dia 25 de julho de 2020, o Professor Edelves Rosa Luna assumiu a Direção Geral do Colégio dos Jesuítas e colocou-se a serviço da missão educativa da Companhia de Jesus na cidade de Juiz de Fora. Foram dois anos de gestão marcados por desafios e incertezas causados pela pandemia de Covid-19, mas de muito trabalho e superação.

Ao longo desse período, o Diretor Geral procurou conhecer cada estrutura do Colégio e, a partir disso, junto aos outros membros da Equipe Diretiva, propôs mudanças que potencializaram o trabalho que já vinha sendo desenvolvido na unidade educativa, em continuidade aos esforços de tantos que também sonharam grandes projetos para o Colégio. Entre elas, podemos mencionar: a construção do Espaço Imaculada para as crianças da Educação Infantil, projeto que renova a já conhecida tradição em excelência acadêmica; a reestruturação e criação de novos espaços para convivência e gestão compartilhada; a reforma do prédio que atualmente acolhe a Escola de Esportes e Cultura; as melhorias nos estacionamentos internos e a implementação do controle de acessos e segurança; a aquisição de um ônibus para transportar os estudantes nas atividades curriculares e extracurriculares realizadas no Recanto Manresa, nosso campus avançado. Além disso, como parte do compromisso institucional de inovar para o futuro, foi instalada a conectividade Wi-Fi em todas as dependências do Colégio.

O Professor Edelves, com as equipes do Colégio e em consonância com a Rede Jesuíta de Educação, promoveu, em 2020, a instituição da Comissão Permanente do Cuidado e, neste ano, a retomada do Planejamento Estratégico e da rota de implementação do Projeto Educativo Comum (PEC 2021-2025), o início da segunda rodada de autoavaliação do Sistema de Qualidade e Gestão Escolar (SQGE), bem como o redesenho da estrutura de acompanhamento pedagógico dos docentes.

Pensando em um melhor aproveitamento do Recanto Manresa, foram propostas as manhãs e tardes de Formação Inaciana para todos os estudantes, o “Dia da Acolhida” dos novos colaboradores e o Retiro Inaciano.

Também visando ampliar a formação integral dos estudantes, foram empreendidos projetos, como a imersão “Missão Rural” e “Compañeros”; houve a criação da mascote do Colégio, o sagui “Abu”; e ocorreu o retorno das atividades formativas da Formação Cristã.

Por fim, o Diretor Geral reflete sobre esses dois anos de trabalho na missão educativa da Companhia de Jesus em Juiz de Fora. “Pude testemunhar a dedicação dos muitos colegas de trabalho, que, comigo, fazem dessa escola um lugar de excelência para o aprendizado dos números e das letras, mas, sobretudo, lugar de educar gente com amor, de testemunho do cuidado com a Casa Comum e da efetivação da lógica de que trabalhar em equipe vale muito mais a pena do que isoladamente. Fomos e somos capazes de vencer muitos desafios, pois o trabalho em equipe, com escuta e discernimento, promove frutos que jamais podemos alcançar sozinhos”.