Blog
Equipe do Colégio dos Jesuítas foi à Usina Solar Padre Furusawa
“Quando tivermos essa relação fraternal com a criação, nos tornaremos guardiões da casa comum, guardaremos o patrimônio que Deus nos confiou para que futuras gerações possam dele gozar” – Papa Francisco
Na manhã desta quinta-feira (03/02), uma equipe do Colégio dos Jesuítas foi à Usina Solar Padre Furusawa, localizada na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí. Participaram da visita o Diretor Geral, Professor Edelves Rosa Luna; o Diretor Acadêmico, Welerson Spada; a Assessora de Ciências Humanas, Simone Alves de Oliveira Cortes; e o Assessor Ambiental, Thales Felício. O grupo foi acompanhado pelo Professor Alexandre Loures Barbosa, Diretor Geral da ETC FMC, e Ana Letícia Gomes Gonçalves, Coordenadora do Centro de Desenvolvimento e Negócios e Professora da ETE.
A usina fotovoltaica é uma iniciativa de três unidades da Rede Jesuíta de Educação (Colégio dos Jesuítas/Juiz de Fora, Colégio Loyola/Belo Horizonte e Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa – ETE FMC/Santa Rita do Sapucaí), que, inspiradas em documentos e princípios norteadores da Companhia de Jesus, uniram-se para uma ação conjunta em resposta ao cuidado com a casa comum. A ideia foi motivada pelo Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação, o documento aponta que é “uma questão de articulação entre fé e justiça e de opção pelos pobres, a inclusão das questões que envolvem a sustentabilidade ambiental do planeta”.
O objetivo da visita foi estabelecer relações entre as equipes da ETE e do Colégio dos Jesuítas para o favorecimento de projetos interdisciplinares envolvendo as instituições da Companhia de Jesus no Brasil. Dessa forma, pretende-se ampliar a formação do(a) estudante na linha da energia renovável, geração de energia limpa, uma vez que é importante o ensino para o futuro sustentável do planeta a partir da formação de pessoas capazes de pensar com autonomia, profundidade e agir com solidariedade, por meio de atividades, eventos e projetos em que estudantes e educadores sejam estimulados a fazerem o correto uso dos recursos. Os projetos desenvolvidos serão orientados pela encíclica papal Laudato Si’ – Sobre o Cuidado com a Casa Comum, do Papa Francisco, a qual tem como ideia central a ecologia integral.
Alguns dados importantes sobre a Usina Solar Padre Furusawa:
- 15 mil metros quadrados.
- 4.200 painéis solares.
- Potência de 1,113 MWP / 1,5 GWH/ano.
- Redução da emissão de 582 toneladas de CO2/ano.
- Equivalente à demanda diária de 860 casas (média brasileira).