ESPAÇO IMACULADA: INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Prezada comunidade educativa,

No começo do ano letivo 2022, o Espaço Imaculada, novo prédio do Colégio dos Jesuítas destinado às turmas do Maternal III ao 2º ano do Ensino Fundamental, recebeu as crianças nas suas dependências. Foram dias marcados pela alegria do reencontro presencial e a expectativa do novo ambiente escolar, assim como de um significativo momento de avaliação e planejamento.

Com espaços inovadores, que revolucionam o conceito de sala de aula, junto a uma área de reserva de Mata Atlântica bem no Centro de Juiz de Fora, a construção representa o compromisso do Colégio dos Jesuítas de renovar-se para manter a sua tradição de excelência acadêmica. Esse prédio dialoga com o Pacto Educativo Global, que o Papa Francisco propôs, com a (encíclica papal) Laudato Si’ e com o nosso Projeto Educativo Comum, nos quais a sustentabilidade e a integração com a nossa casa comum, o planeta, são parte das instituições jesuítas.

Este novo espaço é uma resposta do Colégio dos Jesuítas às necessidades de inovação do tempo presente – ousar, inovar e renovar para garantir a já conhecida tradição em excelência acadêmica. Uma tradição que remonta não somente aos 66 anos de funcionamento do Colégio em Juiz de Fora mas também a mais de cinco séculos de experiência da Companhia de Jesus (congregação religiosa à qual o Colégio é vinculado) na área educacional.

As famílias foram acolhidas pela equipe pedagógica do Colégio durante o período de adaptação das crianças, momento importante e significativo no processo escolar. Neste primeiro momento de utilização do novo espaço, as famílias estão se familiarizando e se adaptando ao novo espaço. No lugar das salas de aula, foram construídos verdadeiros espaços de aprendizagem. Esses ambientes flexíveis são amplos e arejados por grandes janelas e comunicam-se por meio de transparências, criando uma relação de pertencimento a todo o espaço.

Continuando o nosso compromisso com a transparência, o Colégio dos Jesuítas disponibiliza para as famílias a documentação de funcionamento do novo Espaço Imaculada. Clique aqui.

Temos certeza de que esse novo espaço, aliado à competência da equipe da Unidade I, garantirão a formação integral das nossas crianças e proporcionarão momentos de enorme alegria para toda a nossa comunidade educativa.

Colégio dos Jesuítas

Tradição viva em educar para o futuro.