Espetáculos marcam encerramento do ano letivo para estudantes do Maternal ao 5º ano no Jesuítas

Inaciartes apresentou peças escritas por Pe. Cabada, SJ, entremeadas pelas canções entoadas pelas centenas de estudantes

Cantando, as crianças da Educação Infantil e os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental encerraram o ano letivo de 2023 no Colégio dos Jesuítas. As lindas apresentações musicais foram combinadas com textos teatrais escritos pelo Pe. Cabada, SJ, e encenados pelo grupo artístico Inaciartes. Numa estrutura especialmente montada para as celebrações, o Ginásio Poliesportivo do Jesuítas recebeu centenas de crianças e seus familiares.

O primeiro espetáculo, “O presépio”, marcou o encerramento das crianças do Maternal III, Pré-Escola I e Pré-Escola II. A história reencena o nascimento do Menino Jesus e, com sensibilidade e delicadeza, convida o público a também ser o Menino Jesus, representando, assim, esperança, fé e amor.

Os estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental entoaram suas canções intercaladas à peça “Mudas que falam”, texto que propõe atenção especial com a natureza. Na narrativa, é exaltada a potência das plantas e sua importância para o cotidiano do homem, que deve sempre atuar pela preservação da Casa Comum.

Encerrando as celebrações, os estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental emocionaram a plateia cantando no espetáculo musical “Quem é você?”. Tocante, o texto retrata um grupo de jovens diante da experiência de perceber Deus em todo tempo e em todas as coisas. Responsável por oferecer a benção no encerramento de todos os espetáculos, o autor das peças, Pe. Cabada, SJ, destacou a relevância do convite no período do Natal, quando somos envolvidos num chamado a celebrar o nascimento do Menino Jesus em nosso meio.

“A celebração de encerramento foi um momento que, somado a todos os outros vividos ao longo do ano letivo, oportunizou-nos comemorar as conquistas individuais das crianças neste ano, de forma coletiva, com a presença das famílias, fortalecendo os laços e as memórias afetivas”, observa Amanda Santos, Coordenadora da Unidade I, que comporta as turmas do Maternal III ao 2° ano do Ensino Fundamental. “Foi emocionante presenciar toda a dedicação dos estudantes e dos educadores, que resultou em um verdadeiro espetáculo. Foi um lindo momento celebrativo, o qual marcou o encerramento de mais um importante ciclo”, reforçou Camila Gomes, Coordenadora da Unidade II, da qual fazem parte as turmas do 3º ao 5º ano.