Blog

Estudante do Jesuítas é premiada na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica

Rafaela Bigonha, da 3ª série do Ensino Médio, recebeu certificado Silver Honour de instituição norte-americana

Estudante Rafaela Bigonha mostra certificado emitido pela International Astronomy and Astrophysics Competition.

Estudante da 3ª série do Ensino Médio, Rafaela Bigonha Bovareto Silveira recebeu, nesta semana, o certificado Silver Honour (Honra de Prata) da International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC). De acordo com a estudante, a Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica (IAAC) é composta por três fases e possui o inglês como idioma oficial. A primeira etapa é composta por cinco problemas básicos que englobam o conhecimento desse campo da ciência. “A segunda fase é constituída por dois problemas básicos, dois problemas avançados, que cobram conhecimentos de graduação, e dois problemas de pesquisa, que exigem a leitura de dois artigos científicos selecionados pela equipe que elabora a prova”, narra a jovem.

 

Rafaela competiu com mais de 1.500 estudantes de diferentes países. Na terceira e última fase, ela respondeu a 20 questões de múltipla escolha, tendo apenas um minuto para resolver cada uma. “Ganhar a medalha honrosa de prata me deixa extremamente feliz e realizada, pois vejo que estou conseguindo mais reconhecimento na área que quero seguir”, declara ela, no ano em que fará os exames para, finalmente, dedicar-se exclusivamente ao seu campo de interesse.

 

Na internet, Rafaela produz conteúdos para a conta de Instagram intitulada Astronomia Poética, tamanha sua paixão pela área. O estudo do cosmos rendeu a ela outras boas e grandes conquistas. Em 2021, aos 15 anos, ela descobriu oito novos asteroides no concurso Caça Asteroides MCTI, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC), vinculado à Nasa. O céu, para Rafaela, não é o limite, apenas o início de uma trajetória.