Estudantes e educadores participam de vivências em comunidades rurais de Minas

Projetos Missão Rural e Compañeros proporcionam experiências de inserção social, trabalho, fé e reflexão

Durante o recesso escolar, estudantes e educadores do Colégio dos Jesuítas colocaram o pé na estrada para vivenciar a realidade de comunidades rurais nas regiões norte e sul de Minas Gerais. No Projeto Missão Rural, que acontece na zona rural de Montes Claros, onde os jesuítas coordenam a Paróquia Nossa Senhora de Montes Claros e São José de Anchieta, os jovens do Ensino Médio e educadores compartilharam, durante uma semana, a rotina do campo, levantando-se cedo, trabalhando na lavoura, cuidando dos animais, executando tarefas domésticas e outras atividades das casas que os acolheram. Na bagagem da volta, trouxeram uma experiência inesquecível de fé, reflexão e solidariedade.

Motivados pela atuação da Paróquia da Companhia de Jesus e envolvidos numa rotina de muito trabalho e simplicidade, os moradores locais abriram suas casas para oferecer outros saberes aos nossos estudantes, num encontro transformador. Depois de se despedirem das famílias acolhedoras, o grupo aproveitou para conhecer Montes Claros. A equipe de educadores – na qual estavam o Diretor Geral do Colégio, Professor Edelves Rosa Luna; o Diretor Acadêmico, Welerson Mazzo Spada; e o Coordenador da Formação Cristã, Marcelo Sabino – ainda visitou a Escola Nhá Chica, que também faz parte da Rede Jesuíta de Educação.

No sul do estado de Minas Gerais, outro grupo do Jesuítas vivenciava a experiência do Projeto Compañeros, realizado desde 2015 nos distritos de Santo Antônio e Mirantão, em Bocaina de Minas. Também na zona rural, o grupo conheceu as igrejas e escolas locais, aprendeu a arar a terra, a plantar e a cuidar dos bichos. Além de integrar atividades culturais, como as tradicionais festas julinas que ocorreram nos distritos, estudantes e educadores ainda desbravaram a natureza em caminhadas ecológicas, sempre refletindo sobre a importância da partilha e a potência da fé.

Inspirados nos passos de Santo Inácio, os projetos Missão Rural e Compañeros fizeram das férias escolares de inverno um momento de contato com outras realidades, numa aprendizagem profunda e verdadeira.