Artigos

Festa Junina

Foto de 2019

 

A Festa Junina é uma comemoração tradicional do mês de junho nas regiões do Brasil, sendo a segunda maior festa brasileira, depois do carnaval. Com início no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, a festa junina é uma celebração que só tem fim no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Entre essas datas, estão os dias de São João, 23 e 24 de junho. Assim, esses são os santos populares que se destacam no mês de junho e são muitos festejados em várias regiões do Brasil, principalmente no Norte e Nordeste.

 

No início, era uma festa pagã celebrada para homenagear deuses da natureza e da fertilidade. Com o passar do tempo, tornou-se uma festa religiosa sendo comemorada em barracas de Igrejas ou em outros espaços, mas sempre ligada ao catolicismo, apesar de hoje ser vista muito mais como uma festividade do que uma festividade religiosa propriamente dita.

 

As celebrações começaram no século XVII e chegou até aqui com a colonização portuguesa, conquistando os brasileiros, que adaptaram a Festa Junina de acordo com as características de cada região. Portanto, comidas típicas se misturaram às tradições sertanejas, como danças, enfeites e alegria. Atualmente, a Festa Junina é uma mistura das tradições africanas, europeias e indígenas.

 

Apesar de cada região ter suas peculiaridades e costumes, algumas características da Festa se mantêm, como, por exemplo, as danças, comidas típicas, enfeites e simpatias, costumes e tradições que se repetem independente do lugar onde estão acontecendo. Outra característica muito comum é de se vestir de caipira de maneira caricata.

 

 

Por Adriana Malaquias e Marcela Torres

Professoras