Foca no PISM: saiba como se preparar para as provas

Para garantir uma vaga na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os estudantes podem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). O PISM é um sistema diferenciado, dividido em três módulos, em que os estudantes do ensino médio realizam uma prova ao final de cada ano.

Separamos algumas dicas para mandar bem nesse processo, que virou uma das principais formas de ingresso na UFJF, uma universidade pública que está entre as melhores do país. Confira!

O que devo fazer para realizar boas provas no PISM?

Organize seu espaço de estudo

O primeiro passo é escolher um espaço confortável, onde se sinta bem e que favoreça a concentração e a criatividade. Além disso, organize um lugar longe das distrações, como televisão e smartphones.

Encontre a melhor técnica de estudo indicada para você

Cada estudante é único e tem um jeito próprio de assimilar o conteúdo. Alguns preferem ler, outros, repetir em voz alta, e tem também os que preferem fazer resumos. No site da UFJF, por exemplo, você encontrará as provas anteriores do PISM. Veja qual é a melhor forma de aproveitá-las a seu favor. Treine, veja quanto tempo você demora em cada questão, entenda a linguagem e o conteúdo que é cobrado.

A tecnologia também pode ser uma aliada, a depender do seu perfil. Existem muitos canais no YouTube e aplicativos que auxiliam os estudos. O importante é descobrir qual método favorece seu aprendizado. Uma outra dica é começar pelos conteúdos em que você apresenta dificuldade, pois a mente estará descansada.

Tenha seu tempo

Cada pessoa tem seu próprio tempo. Respeite seus limites, não compare o seu ritmo de estudos e aprendizado com colegas. Confie em você e mantenha a calma na hora de estudar para as provas. Pense que a preparação começou no início do semestre, durante as aulas no colégio.

Reserve horários específicos para a preparação

Mantenha um cronograma de estudos. Essa rotina é essencial para estipular metas e prazos de acordo com as suas necessidades e pode ajudar a diminuir a ansiedade e o nervosismo durante as provas.

Reserve tempo para descanso e lazer

O lazer é tão importante quanto o tempo de estudo. Faça pausas a cada duas horas, alongue-se e estique as pernas. Alimente-se bem, assista a filmes, leia um livro, dê um passeio e tenha uma boa noite de sono. Momentos como esses ajudam o seu corpo e sua mente.

Tente controlar a ansiedade

Encontre algo que ajude na sua ansiedade. Pode ser praticar exercícios físicos, assistir a uma série, escutar música relaxante ou conversar com familiares e amigos. E se observar que a ansiedade está demais, fora do comum, procure ajuda especializada.

Orientações para os dias de prova

Antes mesmo dos dias do PISM, informe-se sobre o local de realização de suas provas. A UFJF orienta conhecer pessoalmente o lugar. No dia, a recomendação é chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência. Os portões abrem às 12h e são fechados às 13h.

Imprima o Comprovante Definitivo de Inscrição e leve um documento original (pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação), com foto atualizada. Lembre-se de levar seus materiais como caneta de tinta azul ou preta e régua, com corpo transparente. Alimentos devem estar em potes transparentes e sem etiqueta, água, em garrafas transparentes e sem rótulo. Na edição 2021, separe também a máscara e o álcool em gel, em frasco transparente e sem rótulo.

Acompanhe o Colégio dos Jesuítas nas redes sociais e confira outras dicas e recados importantes.