Concurso de Redação e Arte da RJE

Estudantes do 7º ao 9º ano/Fundamental de 13 colégios e escolas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) são convidados a participar, anualmente, do Concurso de Redação e Arte promovido pela RJE.

 

O trabalho em rede, que a cada ano propõe uma temática diferente, valoriza a aprendizagem integral e estimula as habilidades e os talentos dos jovens, além de proporcionar intercâmbio das Unidades da Rede.

 

Nas duas primeiras edições do Concurso (2016 e 2017), os participantes do 7º ano apresentaram produções artísticas e os do 8º ano, produções textuais. A partir de 2018, o Concurso também contemplou as turmas do 9º ano, que participam na categoria Fotografia.

 

Após uma seleção interna, realizada por educadores de cada Colégio, os trabalhos são submetidos à votação aberta pela plataforma “Moodle RJE”. As produções mais votadas por estudantes, seus pais/responsáveis e profissionais das Unidades da Rede compõem um livro, publicado pela “Edições Loyola” no início do ano seguinte à realização do Concurso.

 

Os estudantes com produções selecionadas para o livro têm seus nomes creditados e ganham um exemplar da obra.

 

Outra marca do Concurso é seu caráter de engajamento social, com a destinação dos recursos obtidos com a venda do livro a ações sociais (nas três primeiras edições, a Missões Apostólicas da Companhia de Jesus na Amazônia; em 2019, ao Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados).

 

Temáticas das edições do Concurso, que nortearam os jovens na criação de suas produções:

 

  • 2016 – “Que mundo queremos deixar às crianças que estão a crescer?”
  • 2017 – “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15), lema da Campanha da Fraternidade em 2017
  • 2018 – “Fraternidade e superação da violência”, tema da Campanha da Fraternidade em 2018
  • 2019 – “Cidadania Global: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”