Blog
Jesuítas apresenta Planejamento Estratégico em reunião com toda a equipe
Com a finalidade de envolver a comunidade educativa, projetos foram apresentados em encontro que ressaltou a importância da visão para o futuro
Recordando a “Parábola dos Talentos”, do Evangelho de Mateus, o Diretor Geral do Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna, destacou, em reunião com toda a equipe do Colégio, a importância de um planejamento estratégico: “Os talentos cultivados são multiplicados”. O segundo encontro geral do ano, realizado na noite da última terça, 14, teve como tema o Planejamento Estratégico 2020/2025 do Colégio, tarefa acompanhada de perto pela Rede Jesuíta de Educação. “Estrategicamente, nós vamos mirando lugares em que queremos chegar. E o Colégio dos Jesuítas sabe o que quer e para onde vai. Além disso, tem intencionalidade no que faz”, ressaltou o Diretor Geral.
Liderança do Planejamento Estratégico 2020/2025 do Jesuítas, Mariana Fávero, Coordenadora Adjunta da Unidade III, apresentou os dez projetos inscritos na plataforma desenvolvida pela RJE para o acompanhamento das ações. Segundo ela, o registro e a descrição das atividades permitem que haja continuidade dos trabalhos. “Qual legado nós vamos deixar para o Colégio?”, indagou Mariana, para em seguida responder na forma de um convite à comunidade: “Nós formamos, agora, um legado com esse Planejamento Estratégico”. Compõem, ainda, a equipe responsável pelo PE os seguintes colaboradores: Amanda Santos (Coordenadora da Unidade I), Cléria Santana da Silva (Coordenadora de TI) e Ir. Francisco Júnior, SJ, (Agente de Formação Cristã).
A importância de projetar o futuro
Planejar estrategicamente é gesto cotidiano. “Quando nós compramos um carro financiado, uma casa financiada, o tempo todo nós estamos projetando. Em relação aos filhos, mesmo que não tenham sido planejados, sendo um momento de grata surpresa na vida do casal, estrategicamente você pensa a vida dos filhos. Pensa em escola, qual tipo de educação quer, qual tipo de roupa que eles vão usar e muitas outras coisas. Tudo isso que passa na cabeça, sem às vezes nos darmos conta, é estratégia que vamos mirando”, explicou o Professor Edelves Rosa Luna.
Para Mariana Fávero, planejar não é verbo restrito apenas aos professores, habituados com o planejamento de cada aula. “Nós, quando éramos jovens, já sonhávamos com o que queríamos para as nossas vidas. Projetamos o tempo inteiro”, disse, confirmando, assim, a importância de reproduzir tal ato institucionalmente, olhando o passado, vivendo o presente e visando o futuro.