Jesuítas comemora 68 anos com sábado de diversão para a comunidade

Dia festivo contou com acolhida reflexiva, cortejo do Inaciartes, oficinas e jogos para todas as idades

Famílias, estudantes e educadores se reuniram na manhã deste sábado, 2, para cantar um animado “Parabéns pra você” para o Jesuítas, celebrando os 68 anos do Colégio. A manhã festiva contou com a acolhida entusiasmada do grupo artístico InaciArtes, precedido pelo Diretor Geral do Jesuítas, Prof. Edelves Rosa Luna, que destacou a importância da instituição para Juiz de Fora e toda a região da Zona da Mata. “Sessenta e oito anos é um tempo muito grande na história da nossa cidade e na vida de cada um. Mas também muito pequeno se olharmos a tradição educativa da Companhia de Jesus, de quase 500 anos. O Colégio dos Jesuítas, sempre muito preocupado com a excelência, tem importantes comemorações para fazer nesses 68 anos. A cada aniversário celebramos aqueles que nos antecederam, professores, colaboradores, famílias que por aqui passaram, pessoas que estão mundo afora servindo a sociedade com o que aprenderam no Colégio. Celebrar o Jesuítas é celebrar muito sucesso e a vida nossa, sempre com muita festa”, exalta.

Resgatando a história da relação da Companhia de Jesus com a educação, Pe. Marco Antônio, SJ, Superior dos Jesuítas em Juiz de Fora, recorda que os Colégios foram abertos à comunidade por um interesse das famílias. Assim foi com o Jesuítas, há 68 anos. “A Companhia de Jesus veste a camisa da educação, porque acredita no ser humano”, ressalta o religioso, que conduziu o momento de oração com as famílias, instantes antes dos parabéns, animados pela mascote Abu. Na sequência, estudantes, familiares e educadores se divertiram nas oficinas promovidas na Escola de Esporte e Cultura e nos jogos e brincadeiras no CP II. Teve futmesa, totó humano, oficina de origami, pintura no rosto e muito mais. Como gesto concreto, o Colégio recebeu doações de alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza, que serão doados ao Instituto Pe. João Emílio, da Arquidiocese de Juiz de Fora. O Jesuítas faz aniversário e presenteia quem mais precisa.

A família Jesuítas
A integração expressa na festa de aniversário do Jesuítas e proposta em muitas outras atividades encantou e continua a encantar Luciana Sálvio, mãe do Miguel, estudante do 4º ano do Ensino Fundamental. “O que mais nos atraiu na hora de escolher um Colégio para ele foi a possibilidade de integrar essa família que se forma no Jesuítas. Hoje temos amigos que fizemos por conta das amizades que nossos filhos fizeram. Essa união é muito importante”, pontua ela, amiga dos pais de Pietro, da mesma sala do Miguel. “Sabemos da importância do ensino cognitivo e da questão social. O Jesuítas extrai o melhor do estudante e esperamos que nosso filho potencialize o melhor de si a cada dia”, acrescenta Giovanni Amarante, pai do Pietro.

O encantamento se renova a cada ano, tanto pelas novidades oferecidas pela instituição, quanto pelas novas famílias que chegam. Pai da estudante Maria Flor, do 1º ano do Ensino Fundamental, Vítor do Carmo participa pela primeira vez do aniversário do Jesuítas. E aprova, como tem aprovado a experiência vivida pela filha. “Eu e minha esposa sempre tivemos excelentes referências do Colégio, pela qualidade de ensino, e almejamos que a Maria Flor tenha condições de se desenvolver bem para que, no futuro, possa realizar seus sonhos”, diz.

Aprendizado para toda a vida
Pedro Henrique de Freitas, estudante da 2ª série do Ensino Médio Integral, tem certeza de que essas realizações serão possíveis estudando no Jesuítas: “Esse Colégio é incrível. Todas as experiências que o Colégio me proporciona são sensacionais. Espero e tenho certeza de que o Jesuítas vai me proporcionar exercer a profissão dos meus sonhos e muito mais para a minha vida”. Divertindo-se nos jogos e nos infláveis montados nas quadras, Julia Barreto Oliveira, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, sintetiza a importância do Jesuítas que há 68 anos forma cidadãos integralmente: “acho aqui muito bom, o espaço é muito grande, muito bom para brincar e os professores são muito legais”. Em seguida, ela dá um sorriso e corre para brincar mais um pouco, celebrando com muita alegria o aniversário de seu Colégio do coração.