Blog
Jesuítas participa de lançamento do livro do 8º Concurso de Redação e Arte da RJE
Unidades da Rede Jesuíta de Educação se reúnem em live de projeto que celebrou a tradição inovadora dos colégios jesuítas
No final da manhã desta segunda-feira, 31 de março, estudantes de 13 das 17 unidades da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) participaram da live de lançamento do livro do 8º Concurso de Redação e Arte da RJE. A publicação reúne quase 80 trabalhos de alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em três categorias: desenho, produção textual e fotografia. O tema norteador foi “Tradição em inovar: Memória, esperança e experiência em um colégio jesuíta”. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos passaram por diversas etapas de seleção, sendo avaliados por mais de 3.500 estudantes e educadores, que escolheram os melhores projetos.
Acesse aqui o livro
Integram a publicação produções de seis estudantes do Colégio dos Jesuítas: Arthur Nicolato Adum e Manuela de Fátima Costa Cardilo, na categoria Produção Textual; Felipe Ramos Sales e Guilherme Quadra Costa Fernandes, na categoria Produção Fotográfica; e Filipe Pelinson Tozzo e Vinícius de Paula, em Produção Artística. Juntos de seus familiares e de outros colegas que participaram do Concurso, os seis assistiram a transmissão da live no Auditório Pe. Oliveira. As demais turmas do 6º ao 9º ano participaram do lançamento em suas salas.
O diretor da Rede, professor Fernando Guidini, celebrou o sucesso do projeto e destacou a importância da iniciativa para a formação integral dos alunos e o fortalecimento da identidade jesuíta na educação. “Através das produções textuais, fotográficas e artísticas, conseguimos ler um conjunto de sensibilidades e aprendizagens que vocês foram discutindo ao longo dos meses de trabalho”, destacou. Para ele, a iniciativa “discute a dimensão das linguagens e das artes e, pelas aprendizagens possíveis desta área de conhecimento, ajuda a formar pessoas mais sensíveis, abertas e empáticas”.
Ao abordar a relação entre tradição e inovação, Guidini reforçou que a Pedagogia Inaciana “não pode se acomodar” e deve buscar constantemente novos modelos e métodos que respeitem a dignidade e a vocação de cada estudante. Ele citou o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, que incentiva uma educação comprometida com a fraternidade e a promoção da vida. “A tradição jesuítica, que é viva e atenta aos sinais dos tempos, inspira abertura e ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade contemporânea”, acrescentou.
Novidades para 2025
A próxima edição do Concurso de Redação e Arte será inspirada na Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. Para 2025, os estudantes do 7º ano poderão criar um desenho tradicional ou digital; os do 8º ano desenvolverão um ciberpoema, que combina poesia e recursos tecnológicos; e os do 9º ano produzirão um vídeo curto no formato vlog de opinião. Criado em 2016, o Concurso de Redação e Arte foi um chamado para o trabalho em rede e para a valorização das habilidades e talentos dos estudantes. Por meio de cada temática, o estudante é convidado à criticidade e à reflexão, expressando artisticamente o seu ponto de vista frente a diferentes questões.