Jesuítas participa da live de lançamento do livro do 7º Concurso de Redação e Arte da RJE

Autores, familiares e professores assistiram a live no Auditório Pe. Oliveira, enquanto turmas do 7º à 1ª série participaram direto das salas

Na manhã de quinta-feira, 04 de abril, estudantes, professores, colaboradores e famílias do Colégio dos Jesuítas se uniram à comunidade de outras 12 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação para participar da live de lançamento do 7º Concurso de Redação e Arte da RJE. O projeto, que envolveu alunos e professores do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, teve como inspiração a Campanha da Fraternidade da CNBB de 2023, Fraternidade e Fome, sob o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt, 14.16). O livro reúne os trabalhos que tiveram as melhores avaliações dos mais de 4.500 estudantes e educadores que votaram nas produções, divididas nas categorias de desenho, produção literária e fotografia.

Acesse o livro digital aqui!

Na abertura do evento, o Diretor da RJE, professor Fernando Guidini, lembrou que, no ano passado, o Brasil voltou ao Mapa da Fome, com 33 milhões de pessoas passando fome, destacando o quanto os estudantes foram sensíveis à temática. “Lá no início de 2023, eu conversava com todos os diretores e perguntava para eles o que cada um dos colégios estava fazendo sobre esse tema e o que que cada um dos nossos colégios poderia fazer ainda mais. E aí veio, dentre outras atividades, o nosso concurso que vocês se envolveram, motivados, sensíveis, conscientes sobre essa realidade e por meio dos estudos realizados ao longo dos semestres, a forma como os professores foram integrando essa questão aos planejamentos, vocês foram traduzindo em ideias, em contextos, em experiências, traduzindo em textos, em fotografias e outras produções”, ressaltou.

Estudante da Escola Santo Afonso Rodriguez (Esar), de Teresina (PI), Ellison Yuri Furtado Lopes é o autor do desenho que ilustra a capa do livro. “Eu escolhi esse tema, porque hoje há muitas pessoas que têm fome de conhecimento. E elas não podem buscar conhecimento por conta de problemas dentro de casa e problemas de saúde, sociais e econômicos”, contou o estudante. Integram a publicação produções de seis estudantes do Colégio dos Jesuítas: Felipe Ramos Sales (9º ano EF) e Nina Rezende Marques dos Santos (9º ano EF), na categoria Produção Textual; Daniel Costa Oliveira (1ª série EM) e Rafael Bechar Franklin Secchin (1ª série EM), na categoria Produção Fotográfica; e Lara de Souza Lima Esteves (8º ano EF) e Valentina Pimentel Gomes Camacho (8º ano EF), em Produção Artística.

Familiares desses seis estudantes, professores que participaram do projeto, orientadores, as coordenadoras de unidades e o Diretor Acadêmico do Jesuítas, Welerson Mazzo Spada, assistiram o lançamento no Auditório Padre Oliveira. Incorporando a noção de Rede e sendo estimulados a participar dessa e de outras propostas, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio assistiram a live em suas salas. Na ocasião foi feita a abertura oficial do 8º Concurso de Redação e Arte, que, no âmbito das comemorações dos 10 anos da Rede em 2024 e alinhado às discussões do II Congresso da RJE, abordará o tema “Tradição em inovar: memória, esperança e experiência em um Colégio Jesuíta”.