Jesuítas recebe 1º Encontro Regional do Parlamento Jovem 2023 e discute mercado de trabalho

Sociólogo da UFJF ministrou palestra para mais de 300 jovens que estudam em 19 escolas de sete municípios da região

Grupo Inaciartes recepcionou os estudantes com músicas e dinâmicas lúdicas.

Nas camisas de muitos dos jovens que lotaram o Auditório Pe. Oliveira, nesta semana, constava a hashtag #MaisJovensNaPolítica. E era justamente esse o motivo que os reunia no Colégio dos Jesuítas. Oriundos de 19 escolas de sete municípios da região da Zona da Mata mineira, mais de 300 jovens participaram do 1º Encontro Regional do Parlamento Jovem 2023. Recepcionando os estudantes, o grupo Inaciartes, formação artística do Jesuítas, ocupou o Auditório e seguiu em cortejo para a tenda, onde realizou atividades lúdicas de integração. Após esse momento, todos lancharam e, em seguida, retornaram às poltronas para assistir à palestra de João Dulce, Sociólogo e Professor do departamento de Ciências Sociais da UFJF, sobre o mercado de trabalho para a juventude.

Danielle França acolheu as 19 escolas de Juiz de Fora e seis municípios vizinhos.

“O tema foi escolhido pelos estudantes que participaram da edição de 2022 do programa. É uma oportunidade de os próprios jovens, o público-alvo, discutirem uma questão de seu interesse, que os afeta diretamente. E isso possibilita que sejam apresentadas políticas públicas relacionadas ao mercado de trabalho ‘pelos’ jovens, em contraponto às políticas públicas discutidas ‘para’ os jovens”, observa Sérgio Dutra, Coordenador do Parlamento Jovem. Atenta, a plateia viajou no tempo com a apresentação de Dulce, que retratou as oportunidades de trabalho para os jovens da Segunda Guerra Mundial até os dias futuros, com uma perspectiva de como será a próxima década.

Tarde reuniu mais de 300 estudantes no Jesuítas para encontro do Parlamento Jovem.

“Compreendendo a democracia brasileira”
Conforme Dutra, a discussão acerca do mercado de trabalho permitiu também um olhar para as transformações das profissões, assunto fundamental para a gestão pública e, por consequência, para o Parlamento Jovem. “O programa é um importante exercício de simulação do futuro dos estudantes, compreendendo a democracia brasileira através do Parlamento, nas instâncias municipal, estadual e federal”, aponta o Diretor Geral do Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna, que acrescenta: “O Parlamento Jovem também permite que os estudantes exercitem um compromisso futuro com a gestão pública ou privada, dentro de princípios norteadores da democracia. Nesse sentido, a participação do Colégio dos Jesuítas com uma representatividade no município e no estado nos enche de orgulho, pregando aos nossos jovens aquilo que nós entendemos como fundamental para o exercício democrático.”

Professor João Dulce ministrou palestra sobre mercado e juventude.

Coordenadora Adjunta da Unidade II, Danielle França avalia que o acolhimento do 1º Encontro Regional do ano reforça a credibilidade do Colégio no programa. “Propiciar a integração dos jovens de diversas escolas por meio de danças, brincadeiras e discussões afirma o compromisso desta instituição com o serviço e a formação de cidadãos. A participação no Parlamento Jovem reforça a proposta de educação integral que ofertamos aos nossos estudantes, uma vez que esse projeto tem como objetivo principal contribuir para uma educação política que permita a reflexão sobre conceitos como cidadania, democracia, comunidade e ação em prol do bem-estar coletivo”, conclui.