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Jesuítas reúne mais de 300 pessoas para discutir Educação Infantil nos dias de hoje em evento inédito

“1º Seminário do Jesuítas: Educação e Infância” defendeu o protagonismo da criança no processo de ensino-aprendizagem

Auditório Padre Oliveira ficou lotado nos dois dias de evento, reunindo profissionais da educação de diferentes estados do país.

A criança tem papel central no processo de ensino-aprendizagem. Essa premissa fundamental na pedagogia inaciana foi amplamente defendida nas palestras e oficinas do “1º Seminário do Jesuítas: Educação e Infância”, que reuniu mais de 300 pessoas no Colégio dos Jesuítas, nos dias 18 e 19 de agosto. Na plateia do evento, inédito em Juiz de Fora, estavam professores, estudantes, pesquisadores e outros profissionais da educação. Ao longo de sete horas, durante dois dias, o público discutiu propostas distintas para o aprimoramento da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “Esta é uma instituição privada, mas não faz sentido se ela não estiver a serviço da cidade, da coletividade. Hoje nós cumprimos essa vocação do Jesuítas”, celebrou o Diretor Geral do Colégio, Professor Edelves Rosa Luna.

 

Abrindo o primeiro dia, o Diretor da Rede Jesuíta de Educação, Professor Fernando Guidini, ressaltou a importância de se pensar nas experiências vivenciadas pelas crianças nessa etapa que alicerça a trajetória educativa. “Nosso grande propósito é pensarmos juntos e atuarmos em prol de uma educação católica, inaciana e integral. O Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação nos provoca à centralidade do estudante; à dimensão da excelência; às dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa; à uma educação que forma pessoas para e com as demais. É um projeto para toda a vida”, observou.

 

Fazendo uma firme defesa da educação que transforma, a mesa de abertura do seminário foi composta pelo Diretor Geral do Jesuítas; pela Prefeita Municipal de Juiz de Fora, Professora Margarida Salomão; pela Superintendente Regional de Ensino de Minas Gerais, Dalva Rodrigues de Amorim; pela Secretária Municipal de Educação de Juiz de Fora, Nádia de Oliveira Ribas; pelo Vice-Diretor da Faculdade de Educação da UFJF, Giovani Cammarota; e pelo Gerente da FTD Educação na filial de Minas Gerais, Wellington Marquezin.

 

A Educação Infantil, para a Prefeita Margarida Salomão, é um tema estratégico, o qual deve ser encarado de maneira séria. “Ela é, infelizmente, relegada a uma posição secundária, na rede pública particularmente. Eis que os números do Brasil muito nos preocupam”, ressaltou, saudando a iniciativa do Jesuítas em refletir e apontar caminhos possíveis. “O extraordinário legado da educação inaciana hoje, de forma generosa, é anfitrião desse encontro e permite que tantos de nós, das redes pública e privada, reúnam-se para, nesses dois dias, conversar e se aprofundar nesse assunto que é tão importante.”

 

Encerrando a noite, o Professor e Pesquisador da Unisinos Paulo Fochi abordou a vida cotidiana na Educação Infantil, retratando as singularidades da criança, e suas tantas capacidades e habilidades, que podem ser estimuladas e desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Abrindo o segundo dia, a Professora e Pesquisadora da UFJF Hilda Micarello também defendeu a complexidade dos modos de agir da criança ao refletir sobre a linguagem escrita nos anos iniciais. Na sequência, os participantes se encaminharam para uma das 14 oficinas oferecidas pelo evento, finalizando a manhã com uma apresentação emocionante do InaciArtes, grupo artístico do Colégio.

 

“No Jesuítas, todas as nossas iniciativas crescem, florescem e geram frutos”, pontuou Professor Edelves Rosa Luna, classificando positivamente a iniciativa que trouxe à Juiz de Fora participantes de diferentes cidades e estados, congregou educadores de outros colégios da Rede Jesuíta de Educação e integrou redes particular e pública em prol do pensamento sobre a etapa que é a base da trajetória educacional. “A educação, especialmente na infância, é instrumento de edificação de tantas vidas”, argumentou o Diretor Geral, celebrando um projeto que espera ter novas e futuras edições.