Blog

O Laboratório de Benjamin: Atividade proporciona contato inicial e divertido com a Filosofia

Por meio de um jogo virtual, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental puderam relacionar a lógica dos games com o conteúdo visto em sala de aula. Na atividade “O Laboratório de Benjamin”, os jovens tinham a interessante tarefa de serem assistentes do cientista Benjamin Walter.

 

Segundo o professor de Filosofia, Rogério Arantes, a maioria dos estudantes têm um primeiro contato com a disciplina no 6º ano, por isso, antes da incursão no conhecimento filosófico propriamente dito, outros tipos de conteúdo estão sendo abordados. Com o jogo virtual, o tema do conhecimento científico, último conteúdo trabalhado no 1º trimestre, foi revisado e finalizado.

 

No jogo, os estudantes eram auxiliares do cientista Benjamin, interessado em saber mais sobre os vírus. Através de perguntas, é possível chegar a diferentes caminhos na atividade e como recompensa, o estudante poderia receber duas medalhas científicas: a de pesquisador e a de antivírus.

 

No próximo trimestre, os estudantes vão interagir com um novo personagem no Laboratório de Benjamin: Joseph, um pesquisador dos mitos. Os temas relacionados ao conhecimento mitológico serão abordados na disciplina.

 

De acordo com o professor Rogério Arantes, materiais de referência no tema da divulgação científica e inovação na educação serviram de base para o desenvolvimento do jogo educativo.

 

Confira uma amostra dos relatos e das interações dos estudantes com o jogo.