SQGE

SQGE – Plano de Melhoria: Aprimorando o Acompanhamento dos Estudantes em seus Processos Formativos

Proposto pela FLACSI, o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) chegou ao Brasil em 2014, com a participação de colégios da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). No Colégio dos Jesuítas, o Sistema foi implementado em 2016 e, desde então, inclui a instituição em um ciclo contínuo de autoavaliação e de implementação de melhorias em quatro dimensões fundamentais, identificadas no Sistema como “âmbitos”: Clima Escolar; Pedagógico Curricular; Organização, Estrutura e Recursos; Família e Comunidade.

Etapas do SQGE

No SQGE, o conceito de Qualidade está associado à capacidade de gerar resultados objetivos (quantitativos e qualitativos) a partir da missão e da visão do centro de aprendizagem. O Sistema se desenvolve em um ciclo de até cinco etapas, e o foco na aprendizagem integral se reflete em todas as fases de implementação do SQGE.

Na etapa de autoavaliação, são formadas equipes para coletar evidências da qualidade dos processos desenvolvidos na escola e indicar os aspectos a serem melhorados. Cerca de 80 indicadores permitem avaliar o sucesso de cada um dos âmbitos e ajudam em uma análise objetiva das aprendizagens que toda escola da Companhia de Jesus espera promover em seus estudantes.

Identificados os aspectos de necessária melhoria nos âmbitos avaliados, as equipes de trabalho, com a participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, estabelecem metas a serem alcançadas, elaboram planos de ações estratégicas para o alcance dessas metas e, durante 24 meses, a escola se mobiliza inteiramente na realização das ações e na implementação dos resultados esperados.

Após o desenvolvimento da etapa de melhoria, a escola se submete a uma avaliação do processo desenvolvido e dos resultados alcançados, identificando-se aspectos e âmbitos que ainda necessitem de investimento e melhoria, atestando-se, junto à Federação, as condições da escola para sua certificação de qualidade.

Onde Estamos

Em 2019, professores e educadores não docentes do Colégio dos Jesuítas participaram de uma atividade relacionada ao Plano de Melhoria da instituição, que tem como foco o Acompanhamento dos Estudantes em seus Processos Formativos. O momento, realizado no Auditório Padre Oliveira, contou com a participação de membros da Equipe Diretiva do Colégio e dos facilitadores externos da FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus) que acompanham nosso Colégio no SQGE – Sistema de Qualidade na Gestão Escolar: Luís Eduardo Soares Andrade e Marcelo Pastre, respectivamente, dos colégios Loyola/RJE-Belo Horizonte e Medianeira/RJE-Curitiba.

Durante a apresentação, a Assessora Pedagógica do Colégio e Coordenadora Interna do Plano de Melhoria, Josiane Paiva, explicou que foi constituído um grupo (formado por 10 educadores, de diversas áreas), que está responsável pelas metas e ações com foco no Acompanhamento dos Estudantes em seus Processos Formativos. O grupo se reúne semanalmente para trabalhar no processo. “Um dos movimentos realizados pelo Colégio, em vista de qualificar o acompanhamento dos estudantes, foi a reestruturação das coordenações com a redefinição dos papéis de cada membro da equipe. Nesse sentido, a atuação do Orientador de Aprendizagem é fundamental para acompanhar os estudantes, considerando o seu desenvolvimento nas três dimensões da aprendizagem integral: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa”, destaca a educadora, acrescentando que, durante a visita dos facilitadores da FLACSI ao Colégio, nos dias 20 e 21 de maio, o grupo realizou encontros com os dois profissionais, para refletirem juntos sobre o desenvolvimento do trabalho.

Durante a jornada, os dois facilitadores da FLACSI também estiveram reunidos com a Equipe Diretiva do Colégio, que acompanha e valida todo o processo, desenvolvido em sintonia com os movimentos de inovação e de renovação em curso na Companhia de Jesus, especialmente na FLACSI e na Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE).

Os anos de 2019 e 2020 foram dedicados à execução das atividades previstas no Plano de Melhoria. Um longo e constante processo de avaliação nos subsidiou na implementação de melhorias nas atividades desenvolvidos no Colégio, sobretudo no âmbito do acompanhamento dos estudantes.
Em agosto de 2021, foram apresentados à comunidade os resultados dessas melhorias e as perspectivas de trabalho para a 2ª autoavaliação que marcará o final do primeiro ciclo de melhoria e dará os direcionamentos para o próximo.