Educação para um futuro de esperança é tema de encontro global de educadores jesuítas

O II COLLOQUIM-JESEDU Global2021 (Congresso Internacional dos Delegados de Educação da Companhia de Jesus) acontece entre esta segunda-feira (28) e sexta-feira (2). O colóquio é um encontro entre equipes diretivas de colégios jesuítas de todas as partes do mundo. De forma completamente on-line, as lideranças vão discutir estratégias para o contínuo enriquecimento da formação nas escolas da Companhia de Jesus em um mundo transformado pela pandemia do coronavírus.

Neste ano, o tema do encontro é “A Rede Global de Colégios Jesuítas: Discernindo para um Futuro Cheio de Esperança”. Quatro eixos vão orientar as reflexões dos participantes: Educando para a Fé, Educando para a Profundidade, Educando para a Reconciliação e Educando para a Cidadania Global.

O Superior Geral dos Jesuítas, Pe. Arturo Sosa, SJ, refletiu sobre o momento presente da humanidade e desejou que pensemos em como podemos contribuir na construção de um futuro com esperança.

“Como humanidade, é importante perguntarmos que tipo de educação necessitamos para o presente e o futuro, de tal maneira que as novas gerações que entrem em nossos colégios, encontrem a oportunidade de formarem-se como pessoas para e com os demais, comprometidas na construção do novo mundo que desejamos”, afirmou.

Superior Geral, Pe. Arturo Sosa, SJ: que os colégios jesuítas sejam espaços de formação para e com os demais.

O sucessor de Inácio também destacou a realização do JESEDU no início deste Ano Inaciano, o que nos convida à conversão e ver novas todas as coisas em Cristo, assim como aconteceu com Santo Inácio de Loyola, após ser ferido por uma bala de canhão na Batalha de Pamplona, em 1521.

“Paradoxalmente foi a oportunidade para abrir sua mente e seu coração a sonhar novos horizontes e possiblidades que não havia considerado antes”, ressaltou.

A edição 2021 do JESEDU abre o segundo ciclo de discernimento, intitulado “Caminhando como Rede Global a Serviço da Missão”. Esse ciclo vem na sequência do anterior, “Descobrindo Nosso Potencial Apostólico Global”, com diversos encontros ao longo de oito anos (entre eles o 1º JESEDU, realizado no Rio de Janeiro em 2017), que ajudaram a gerar estrutura e foram fator de conexão humana.

O simpósio é chefiado pela Comissão Internacional para o Apostolado Educativo Jesuíta (ICAJE) e organizado pela Conferência Jesuíta Ásia-Pacífico (JCAP), com base nas Filipinas. Além de contar com suporte do Secretariado de Educação da Companhia de Jesus e da plataforma Educate Magis, que reúne educadores de escolas jesuítas ao redor do mundo.