Nota do Colégio dos Jesuítas sobre a educação em tempos de pandemia da Covid-19

Juiz de Fora, 26 de maio de 2021

“A educação é, sobretudo, uma questão de amor e responsabilidade que se transmite, ao longo do tempo, de geração em geração. Por conseguinte, a educação apresenta-se como o antídoto natural à cultura individualista.”

Papa Francisco

A educação é um dos meios pelos quais o ser humano adquire conhecimento. O termo tem origem na palavra latina educatio,-onis, que significa “trazer para fora, levantar”. O processo de educar é nato do ser humano. A transmissão cultural de conhecimentos, de fé, de esperança e de caridade acontece, naturalmente, dessa forma.

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo vários desafios, causou impactos em todos os setores da sociedade, e a educação não foi exceção. Nela, o efeito ainda maior com a suspensão total das aulas presenciais fez com que estudantes, famílias e educadores tivessem que se ajustar rapidamente às novas formas de aprender com o uso de diversas tecnologias e das aulas remotas como alternativas para continuar as atividades escolares.

A educação é uma das vocações da Companhia de Jesus. Igualmente, a educação jesuíta responde, com imaginação e criatividade, aos desafios do mundo contemporâneo, enfatizando sua essência eminentemente humanista. Nossa educação não pretende instrumentalizar pessoas para simplesmente ocupar uma posição superior na sociedade ou obter melhor condição financeira. A formação jesuíta prepara o indivíduo para conquistar o mundo pelo valor de servir ao próximo, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

Assim, o Colégio dos Jesuítas e a Rede Jesuíta de Educação tem a educação como missão, inclusive em tempos de pandemia. Prontamente, nosso compromisso foi reafirmado para atuar lado a lado com as famílias com o intuito de garantir a educação de nossos estudantes, como aponta o Santo Padre, “educar é sempre um ato de esperança que convida à coparticipação transformando a lógica estéril e paralisadora da indiferença numa lógica diferente, capaz de acolher a nossa pertença comum”.

A Covid-19 colocou em pausa a educação de mais de 137 milhões de crianças e adolescentes na América Latina e no Caribe. Tais dados advêm do relatório da UNICEF sobre os impactos da pandemia na educação. Segundo esse órgão, desde o início da pandemia, as crianças e os adolescentes da América Latina e do Caribe já perderam, em média, quatro vezes mais dias letivos em comparação com o restante do mundo. “O fechamento prolongado de instituições de ensino está causando impacto psicossocial crescente nos alunos, aumentando as perdas de aprendizagem e o risco de abandono escolar, afetando desproporcionalmente os mais vulneráveis. O fechamento total das escolas deve, portanto, ser o último recurso, e reabri-las com segurança, uma prioridade”, disse Audrey Azoulay, diretora geral da Unesco

Neste ano, o Papa Francisco lançou o Pacto Educativo Global, no qual aponta a construção de um humanismo global que corresponda às expectativas do ser humano aos desígnios de Deus. Esse humanismo leva a pessoa à libertação das exclusões, das amarguras, das explorações. A educação promove o respeito ao próximo, e tal ato é a base de qualquer convivência, pois somos feitos à imagem e semelhança de Deus.

Retomar o presencial e garantir o direito de crianças e adolescentes à educação são ações essenciais e urgentes no País. Essa reabertura deve ocorrer com toda a segurança, preservando a saúde de crianças, adolescentes, profissionais da educação e das famílias de todos. Priorizar a recuperação da educação é essencial para evitar uma catástrofe geracional, conforme destacado na reunião ministerial de alto nível, realizada em março de 2021 pela UNESCO.

O Colégio dos Jesuítas mantém o diálogo com a comunidade educativa para garantir a aprendizagem dos nossos estudantes, acompanha os movimentos dos órgãos públicos responsáveis pela liberação da retomada presencial das aulas e segue todas as orientações das autoridades Municipais. Do mesmo modo, o protocolo interno de retomada assim como a preparação de todos os ambientes do colégio estão prontos à espera desse momento. Nossos educadores estão orientados e fortalecidos para o novo desafio com a retomada das aulas presenciais, quando autorizadas.

Que a fé possa nos guiar, e a ciência, nos fortalecer.

“É tempo de olhar em frente com coragem e esperança. Que, para isso, nos sustente a convicção de que habita na educação a semente da esperança: uma esperança de paz e justiça; uma esperança de beleza, de bondade; uma esperança de harmonia social!” Papa Francisco

Colégio dos Jesuítas

Somos Jesuítas de coração