Blog
Repletas de emoção, celebrações marcam despedida do Terceirão de 2023 no Jesuítas
Cerca de 200 estudantes concluíram o Ensino Médio em 2023, alguns deles tendo iniciado sua trajetória há mais de uma década
Trinta e sete crianças matriculadas no Infantil I do Jesuítas em 2010 concluíram o ciclo da Educação Básica neste ano, em 2023, após 14 anos estudando no Colégio. A esses, somaram-se outros 159 jovens que, em diferentes momentos, juntaram-se à caminhada e, em 2023, compuseram as cinco turmas da 3ª série do Ensino Médio, cujas celebrações de encerramento foram realizadas nesta semana, no Ginásio Poliesportivo. Reunindo centenas de familiares e amigos, os momentos de despedida foram repletos de emoção, reflexão e fé.
Na quarta-feira (13), os estudantes participaram da Missa em Ação de Graças pela Conclusão do Ensino Médio, conduzida pelos jesuítas Pe. Marco Antônio, SJ, superior da comunidade religiosa em Juiz de Fora, e Pe. Cabada, SJ, que acompanhou a turma do Terceirão desde sua entrada no Colégio. Na quinta-feira (14), foi a vez da Solenidade de Conclusão do Ensino Médio, quando cada estudante, vestido de beca, recebeu o canudo que marca o encerramento dessa etapa.
“A Educação Básica é efêmera. Ontem mesmo vocês estavam chegando ao Colégio. Uns, muito pequenininhos e aqui passaram 14, 12 anos. Passou rápido e aqui estamos comemorando, neste momento especial, a passagem de um nível de estudos e de serviço à sociedade. Passa rápido, é efêmero, como tudo. A universidade, que está por vir, passará rápido. A vida de trabalho também. Tudo é efêmero, mas tudo também é eterno, porque este momento, aqui no Colégio dos Jesuítas, estará sempre na memória e na vida de vocês”, refletiu o Diretor Geral do Jesuítas, Prof. Edelves Rosa Luna, em seu pronunciamento durante o evento dessa quinta.
Recuperando suas trajetórias no Colégio, os oradores de cada turma exaltaram a importância da formação integral em suas vidas, os muitos laços que construíram no Jesuítas e a competência da equipe de educadores, quatro deles reverenciados no próprio evento. Escolhidos paraninfos, os professores Fernando Farah, de Química, e Fernando Antônio, de Física, desejaram sucesso aos estudantes, encorajando-os nos próximos passos. Ainda, foram homenageadas as colaboradoras Joselene Vieira e Leiliane Tavares.
Após receberem os canudos das mãos da Coordenadora da Unidade III, Josiane Paiva, os estudantes assistiram a alguns dos momentos que marcaram o Terceirão em 2023. Em seguida se divertiram e se emocionaram jogando os capelos durante a chuva de prata e abraçando os amigos. “Os seus pais, que hoje enchem esta casa com muito orgulho de vocês, prestam serviço à sociedade. Todos eternizam a sua contribuição, onde quer que estejam trabalhando. Assim, daqui a muito pouco, porque a vida é assim, um sopro, vocês também os sucederão, sentados nessa arquibancada, trazendo os seus filhos. Assim a vida vai se sucedendo na sua efemeridade, com esse ar de eternidade”, destacou Prof. Edelves Rosa Luna, desejando muito sucesso aos quase 200 estudantes que saem da rotina do Jesuítas para permanecer em sua memória.