Retorno saudável: cultivando bons hábitos na volta às aulas

O retorno às atividades escolares traz consigo uma série de mudanças, e muitas delas estão diretamente relacionadas à rotina e ao cotidiano de toda a família.

Durante as férias escolares, crianças e adolescentes tendem a mudar alguns hábitos, o que interfere consideravelmente na saúde de uma maneira geral. Quando estão viajando, essas modificações se intensificam ainda mais. É claro que o período de férias é sinônimo de descanso e tudo tende a ficar mais flexível e relaxado, afinal, é normal tirar esse tempinho para aproveitar um pouquinho do que a vida tem a nos oferecer. Porém, “chutar o balde” com muita força e indisciplina pode acarretar uma demora demasiada na transição de volta às aulas, influenciando no rendimento escolar, pois o ato de procrastinar também ganha força e tem que ser levado em consideração nesse processo de renovação e adaptação.

Para deixar a procrastinação de lado e iniciar uma nova tarefa, é preciso encontrar a motivação necessária, tentando identificar algum tipo de recompensa, por exemplo, enxergando-se no objetivo, imaginando-se alcançando sucesso.

Além disso, fazer um planejamento tendo em mente tudo que precisará fazer, anotando, se preciso for, para não esquecer, faz com que o dia fique ainda mais produtivo.

O sono, a alimentação e a prática de exercícios são requisitos fundamentais para um retorno saudável e efetivo. Pessoas com insônia ou dificuldade para dormir devem praticar a chamada “higiene do sono”, que pode trazer vários benefícios. Contribuo com algumas dicas e sugestões:

• Exponha-se à luz natural o máximo possível pela manhã.
  • Não ingira qualquer tipo de cafeína após as 15h.
  • Se tem insônia, não tire cochilos à tarde; se ainda assim resolver cochilar, não ultrapasse 30 minutos (após esse tempo, você pode entrar em sono profundo e atrapalhar o sono da noite).
  • À noite, exponha-se o mínimo possível a luzes intensas (principalmente a luzes brancas como televisões, computadores, celulares, tablets etc.).
  • Evite atividades que o deixam muito alerta.
  • Faça refeições mais leves.
  • Ao acordar de madrugada, evite olhar as horas, para não despertar ansiedade.

Ter uma alimentação saudável e balanceada, que nos forneça a energia e os nutrientes necessários para o dia a dia, também é indispensável, assim como a prática regular de exercícios físicos, sejam eles individuais ou coletivos. Os exercícios são um ótimo meio para aliviar o estresse e a ansiedade, além de ajudar a queimar as calorias a mais que você pode ter consumido nas férias.

Para destruir hábitos ruins, dificulte o acesso a eles. Policiar-se em algumas tarefas, como nos supermercados, quanto a guloseimas, refrigerantes e alimentos processados e industrializados, e deixar o celular em outro cômodo, dentro de uma gaveta, ao sentar-se à mesa com a família são alguns exemplos que podemos praticar.

Outros importantes hábitos, como beber bastante água e exercitar constantemente a leitura, agregam a tudo o que já foi mencionado.

Portanto, você ganha muitos aliados quando consegue incluir e dedicar-se a esses hábitos, ao seu planejamento e à sua rotina diária.

Um excelente retorno a todos!!!

Prof. Sidney Teixeira Andrade (Educação Física)