Artigos
Semana das Profissões
O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e proporciona aos estudantes um período de muitas aprendizagens, realizações, desafios e escolhas. Muitas são as expectativas criadas durante esse período, em que o autoconhecimento se faz presente. Ao alcançar a 3ª série do Ensino Médio, os estudantes deparam-se com um momento de escolha sobre o futuro e qual caminho trilhar para além dos muros da escola.
O Colégio dos Jesuítas, em sua proposta pedagógica, desenvolve um olhar cuidadoso aos seus estudantes e possui o compromisso com a educação integral, caracterizando, assim, um forte trabalho para que o estudante realize a construção de seu projeto de vida.
Buscando responder às demandas e aspirações, presentes e futuras, de acordo com o Projeto Educativo Comum (2016), a escola que acolhe a juventude precisa “responder aos desafios de cada tempo, de forma crítica, consciente e efetiva, empreendendo caminhos com coragem para inovar e renovar”.
O acompanhamento ao estudante, realizado pelos Orientadores de Aprendizagem, busca atender às necessidades dos educandos, de modo a estabelecer vínculo de confiança e a ajudar na promoção do amadurecimento, trabalhando habilidades e competências e buscando desenvolver nos estudantes as dimensões: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa. O acompanhamento acadêmico permanente e personalizado, é vivenciado junto a uma prática que permite mapear dificuldades e problemas, dar suporte e planejar ações preventivas e efetivas a cada estudante.
Diante da realização das avaliações externas, os estudantes deparam-se com os mais diversos processos seletivos, em que o exercício do ensino e da aprendizagem estão intimamente relacionados, de maneira que todas as etapas são cuidadosamente trabalhadas e alinhadas juntamente com os estudantes, fornecendo apoio e discernimento na caminhada.
Com o objetivo de dar suporte à trajetória dos estudantes, a Semana de Profissões proporciona o contato e vivência com as mais variadas áreas, carreiras e perspectivas, de modo a estimular um processo de autoconhecimento, autoavaliação, compreensão e gerenciamento das emoções, motivando os jovens para que possam tomar decisões autônomas e seguras.
A tomada de decisão sobre o que fazer e como será após a conclusão da Educação Básica, é atrelada a muita ansiedade, insegurança e dúvidas. Assim, compreender os gostos, identificar seus talentos e vocações, estabelecer afinidades e expectativas, são estratégias que auxiliam o estudante a acalmar os pensamentos e orientar-se quanto às suas escolhas.
Diante deste contexto, foi muito importante e construtiva a vivência da Semana de Profissões, tivemos muitos retornos e relatos positivos dos estudantes e suas famílias, tornando único este momento de troca de experiências através da interação dos estudantes com os convidados do evento.
Por Adelisa Lempk, Giuliannna Almeida, Iata Anderson Malafaia, Lorena Silva de Oliveira, Mariana Consulmagno Fávero
Orientadores de Aprendizagem da Unidade III