Setembro Amarelo – o desafio da prevenção

Anualmente, durante o mês de setembro, algumas associações mobilizam-se pela campanha de prevenção do suic1d10. Diversos profissionais da saúde mental produzem conteúdos específicos para informar a população do que se trata o fenômeno e auxiliar aquelas pessoas que porventura possam estar em risco.

Como em torno desse tema há muitos mitos, que, em sua grande maioria, prejudicam essa ajuda, a campanha se esforça para esclarecer diversas questões. Vamos citar algumas delas como exemplo.

Um pensamento corrente é o seguinte: “Não podemos falar sobre suic1d10, senão incentivaremos quem estiver pensando sobre isso”. Isso é um mito! Há um modo adequado de falar a respeito do tema, dando abertura e possibilitando àquele que sofre o acolhimento de seus sentimentos. Para ajudar, você pode escolher, em vez de interromper a pessoa dizendo “não pense nisso”, apenas ouvir, dizendo que “imagina o quanto é doloroso” e colocando-se à disposição para acompanhá-la na visita a algum profissional. É importante que o indivíduo em sofrimento perceba que há solução e pessoas preparadas para ampará-lo.

Um outro mito está relacionado ao modo como essas pessoas se comportam em relação àquilo que dizem sobre seu sofrimento. Quem nunca ouviu a frase: “Quem quer fazer, pega e faz.”?! Trata-se de outro grande mito, pois há diversas formas bastante silenciosas de anunciar um atentado à própria vida. Nem toda ideação é igual e há diversos parâmetros científicos para indicar em que estado aquele indivíduo se encontra. Por essa outra razão, é preciso estar bem informado para, de fato, ajudar! O melhor caminho é procurar ajuda profissional para evitar enganos e desconstruir os estereótipos.

Durante esse mês, como já dito, diversos conteúdos são divulgados, uma vez que as mídias sociais se mobilizam a partir dessas campanhas e muitas pessoas se sensibilizam diante das questões relacionadas à saúde mental. No entanto, é preciso escolher informações que tenham credibilidade, como aquelas produzidas por órgãos da saúde mental, como a Sociedade Brasileira de Psiquiatria, os Conselhos de Psicologia, os centros de ensino e pesquisa na área; além dos profissionais que sejam de sua confiança. Assim, podemos evitar os reforços dos estereótipos e mitos, afinal, o objetivo da campanha é promover o esclarecimento!

Todos os eventos relacionados a esse tema são de saúde pública, pois envolvem uma rede de profissionais, além de muitas pessoas leigas no assunto. Por isso, a prevenção é um trabalho coletivo que precisa acontecer em redes de educação e de comunicação, entre outras instituições. De acordo com as estimativas realizadas pelos pesquisadores desse tema, para cada evento consumado, existem outros 25 casos de tentativa. Isso também significa que precisamos observar os familiares e amigos de quem sofre por conta dos pensamentos e tentativas nesse sentido.

Por fim, gostaria de destacar o quão importante é termos cuidado ao tratar desse tema. Falar do suic1d10 pode ser doloroso, pois envolve não somente aqueles que estão em uma condição de sofrimento, e que, portanto, irão se sentir mais vulneráveis, mas também aqueles que, por razões diversas, podem se sentir angustiados. Portanto, atenção às palavras e à rigidez de sua postura. O sofrimento faz parte da vida, porém nenhuma vida precisa ter apenas sofrimento! Lembre-se: “a vida é a melhor escolha!”*

• Lema da Campanha Setembro Amarelo de 2022, organizada pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

Raphaela Souza dos Santos
Agente de Formação Cristã