Trabalhos de estudantes do Jesuítas integram livro do 6º Concurso de Redação e Arte da RJE

Fotografia de estudante da 1ª série do Ensino Médio é destaque na proposta da Rede Jesuíta de Educação

Jesuítas presente: direção, coordenações, docentes e estudantes participaram de evento de lançamento do livro do 6º Concurso de Redação e Arte da RJE.

Com as folhas de um livro, a estudante da 1ª série do Ensino Médio Beatriz Arbex Guerra formou um coração. A imagem, eternizada numa fotografia, é um dos três trabalhos de destaque do livro do 6º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O reconhecimento permitiu que a estudante fosse uma das convidadas da live de lançamento da publicação, ocorrida nesta semana e que reuniu mais de uma dezena de escolas da Rede.

Coordenadoras entregaram exemplares para estudantes com trabalhos no livro.

No Jesuítas, todas as turmas do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental assistiram à transmissão, além da plateia no Auditório Irmão Mario, composta pelas coordenações, professores envolvidos, estudantes com trabalhos no livro e seus familiares, totalizando mais de 400 pessoas assistindo sincronicamente. Na cerimônia de entrega das obras, que sucedeu a live, o Diretor Administrativo do Colégio dos Jesuítas, Mauro Fortunato, destacou o orgulho da unidade educativa com os textos, fotos e desenhos produzidos pelos estudantes para o Concurso. No livro, cada Colégio da RJE está representado por seis trabalhos (dois textos, duas fotografias e dois desenhos).

Estudante Beatriz Arbex Guerra participou da live de lançamento.

O livro é resultado de um projeto desenvolvido ao longo de 2022, envolvendo estudantes e professores do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com a temática “Fraternidade e Educação”, retirada da Campanha da Fraternidade da CNBB do ano passado. O lema escolhido foi “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr. 31, 26), facilmente identificado na fotografia de Beatriz, intitulada “Amor do ensino”. “Utilizei a imagem registrada como símbolo para a frase ‘ensinar com amor’; estou muito feliz em estar aqui”, disse a estudante durante a live.

Estudante Pedro recebe o livro com o poema de sua autoria.

Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, o Professor Edelves Rosa Luna destaca a alegria pela participação em mais uma atividade em rede. “É um momento em que reforçamos que nossa educação está ancorada em princípios universais de justiça, boa formação acadêmica e serviço aos demais. Nessa perspectiva, o Concurso de Redação e Arte traz aquilo que temos de sensibilidade e reafirma nossa visão humanista”, pontua.

Para o Diretor da RJE, Professor Fernando Guidini, a publicação revela a diversidade dos estudantes e das escolas e, por consequência, da própria Rede. “Nós temos um grupo de mais de 50 educadores que se envolveram no projeto, entre professores, diretores e coordenadores. Vocês nos ajudam a olhar sobre a realidade do nosso país, a promover diálogos essenciais na aprendizagem e a apontar caminhos para uma formação humana e integral”, destacou, anunciando o lançamento da 7ª edição do Concurso, com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e Fome”.

Acesse a versão digital do livro

Leia a matéria da RJE sobre a live de lançamento