União, organização e estímulo: encontros marcam início do ano letivo

Reuniões entre educadores, recepção aos estudantes e encontro com APJ celebraram 2023 e apontaram nortes para a caminhada da comunidade educativa

Pe. Marco Antônio, SJ, abre Reunião Geral refletindo sobre missão da Companhia de Jesus hoje.

“Esta união e amor contínuo, deveis não só conservá-los entre vós, mas estendê-los a todos”, ensinou Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Valorizando a união entre os integrantes da comunidade educativa, o Colégio dos Jesuítas iniciou o ano letivo promovendo uma série de reuniões e encontros, tanto para celebrar o ano que se inicia quanto para projetar o futuro e anunciar as novidades preparadas para 2023.

Além de contar com novos membros em sua equipe, o Colégio apresenta inovações estruturais, como as coberturas da rampa de acesso ao espaço Imaculada e à área do entorno do prédio, a nova sala da Formação Cristã, o novo layout da Biblioteca e os novos espaços para os educadores. “Eu olho com tanto orgulho para esse Colégio”, pontuou, na Reunião Geral, o Diretor Geral do Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna, destacando a qualificação dos espaços e dos profissionais.

Professor Edelves Rosa Luna, Diretor Geral do Jesuítas, se reúne com todos os educadores para iniciar ano letivo.

Ainda no encontro que reuniu todos os educadores, docentes e não docentes, Pe. Marco Antônio, SJ, destacou a importância de cada um na missão da Companhia de Jesus. “Estamos juntos, no mesmo barco. Aqui nós, jesuítas, somos colaboradores da missão de vocês. Estamos a serviço de vocês”, observou o religioso às centenas de colaboradores. Segundo o padre jesuíta, a realidade de hoje difere muito daquela vivenciada tempos atrás, em que os membros da Companhia ocupavam quase todos os quadros de suas obras. “Todo mundo dentro dos colégios era jesuíta. Esse tempo já passou. Esse tempo não volta mais”, afirmou, certo de que o novo momento serve como estímulo para que os religiosos, hoje em menor número, dediquem-se a ser inspiração para a juventude.

Reunião entre representantes do Colégio e da APJ marca diálogo entre Jesuítas e pais.

Humanizar-se em Cristo

Pe. Marco Antônio celebrou a missa que inaugurou as atividades da Capela Santo Inácio neste 2023. Em sua homilia, o jesuíta convidou todos a observarem o que há de humano em Jesus Cristo, a fim de se inspirar. Essa humanização, na rotina do Colégio, acrescentou o Professor Edelves Rosa Luna, também está na acolhida daqueles que chegam no centro educativo, estudantes e educadores. Tal acolhida se estende, ainda, aos pais e responsáveis, que, representados pela Associação de Pais do Jesuítas (APJ), foram recebidos para o primeiro encontro bimestral do ano com os representantes do Colégio. Na pauta, estiveram perspectivas de eventos e assuntos relativos à dinâmica educativa do novo ano letivo.

Missa de acolhida de colaboradores celebra 2023.

Recepcionados pelos músicos Guilherme Oliveira e Ângelo Reis, os quais representam a Formação Cristã, os estudantes tiveram seus primeiros intervalos embalados por música e diversão. Em 2023, o Jesuítas soma 55 turmas, do Maternal ao Ensino Médio, oferecendo, ainda, uma vasta gama de atividades extracurriculares. “Toda a estrutura do Colégio está em função do trabalho do professor”, destacou o Diretor Geral, incentivando uma salva de palmas ao corpo docente durante a Reunião Geral. Segundo o Professor Edelves Rosa Luna, a relação professor-aluno é a essência do centro educativo. “O professor é o garantidor da missão da escola e da boa educação. A colaboração de todos os outros setores, para que essa relação seja exitosa e dê bons frutos, é muito importante. Na perspectiva de colaboração mútua para o processo de aprendizagem, somos todos educadores”, completou, fazendo um convite para que a união, como pontuou Santo Inácio, seja preservada e expandida.

Na missão da Companhia de Jesus: Educadores do Colégio na primeira Reunião Geral de 2023.